Alagamento e falta de água afetam a região norte de Caraguatatuba

As fortes chuvas que caíram entre a noite de domingo (10) e  madrugada de segunda (11) castigaram a região norte de Caraguatatuba. Houve queda de barreira na Rodovia Rio Santos (SP- 55), na altura do Km 95 e na chegada ao bairro Jetuba.

Houve ainda transbordo do Rio Jetuba, que provocou alagamento na pista tanto no sentido Massaguaçu quanto no sentido Centro. O posto de combustível do bairro Jardim Capricórnio está bastante alagado, dificultando o acesso bairro.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) indica um acumulado de chuvas de 188,17mm na região Norte, no bairro Tabatinga, nas últimas 12 horas. A água está escoando e a maré baixando, porém, há previsão de mais chuva ainda hoje. Segundo o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), este acumulado de chuvas já coloca a cidade em estado de atenção.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que está acolhendo nove pessoas (seis adultos, dois idosos e uma criança) no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug) que tiveram suas casas, no bairro Capricórnio (região Norte), atingidas pelas chuvas. O Cemug também abriga nove cachorros de estimação da família, sendo sete deles filhotes.

Leia também

Trecho da Tamoios é interditado devido ao risco de deslizamentos

Chuva provoca queda de acostamento na Rio-Santos em São Sebastião

Sem aula

Segundo a Secretaria de Educação de Caraguatatuba foram suspensas as aulas nas seguintes unidades: EMEF Pedro João de Oliveira, no Tabatinga; EMEF Maria Tereza de Souza Castro, no bairro Jetuba; CEI Vera da Silva Santos, no Portal da Fazendinha; CEI Esther Nunes, no Sertão dos Tourinhos (todas na Região Norte); e CEI Aparecida Maria Pires de Menezes, no bairro Olaria (Região Central).

Na cidade, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) monitora o trecho na região do Casa Branca/Olaria e também no Jetuba, onde apenas meia pista está liberada por causa de alagamentos.

Sem água

A Sabesp informa a interrupção do abastecimento de água na região do Massaguaçu, em Caraguatatuba, em razão do grande volume de chuva que atingiu a região durante toda a madrugada, assoreando as captações e consequentemente, o tratamento da água.

Além do Massaguaçu, são afetados os bairros Capricórnio I, II e III, Cocanha, Delfim Verde, Capricórnio, Fazendinha, Jetuba, Jardim do Sol, Mococa, Morada do Mar, Morro do Chocolate, Parque Imperial, Parque Patrimônio, Santa Rosa e Verde Mar, totalizando 6 mil ligações.

O reabastecimento deve ser normalizado a partir das 12h de forma gradativa. Neste período, a Sabesp recomenda o uso racional da água armazenada em caixas d’água das residências. Dúvidas devem ser comunicadas à Central de Atendimento no telefone 0800 055 0195.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *