Vazamento de chorume tóxico vira caso de polícia em Ilhabela

Sabesp teve que fornecer agente químicos para neutralizar o mau cheiro e possíveis contaminações nas ruas invadidas pelo resíduo do lixão

0
222
O vazamento aconteceu na tarde do último sábado (Foto: Cleison Gomes/Divulgação)
- Publicidade -

O vazamento de um tanque de armazenamento de chorume tóxico no aterro municipal de Ilhabela virou caso de polícia. A Prefeitura registrou um Boletim de Ocorrência para apurar o acidente e afirmou que existe a possibilidade de ter ocorrido dano criminoso na válvula de esgotamento, uma vez que recentemente o equipamento funcionava normalmente.

O resíduo proveniente da decomposição do lixo coletado na cidade invadiu as ruas do bairro Água Branca e a Sabesp teve que fornecer agente químicos para neutralizar o mau cheiro e possíveis contaminações no local. A Cetesb monitorou a situação no domingo (24) e informou que não houve dano ambiental, apesar da proximidade de rios, mananciais e da cachoeira da Água Branca. Riscos à saúde dos moradores também foram descartados pela prefeitura.

- Publicidade -

O problema começou quando a válvula de registro, usada para fazer a limpeza do tanque, rompeu. O chorume acabou depositado em um dique de contenção, mas a construção não teria suportado a pressão. O vazamento foi contido por equipes compostas por funcionários do aterro, da Defesa Civil e da empresa que trabalha no local. Após , as ruas foram lavadas com caminhão pipa.

O aterro da cidade está sendo revitalizado, para atender determinações
do Ministério Público e da Cetesb. A prefeitura já finalizou obras na rede de águas pluviais, asfaltamento das ruas do entorno, instalação de guarita com cancela eletrônica, revitalização do sistema da balança e reforma da rampa de transbordo.

A Cetesb deve avaliar as providências administrativas cabíveis a partir desta segunda-feira (25) e a Polícia Civil abriu um inquéirto para apurar possíveis atos criminosos.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui