Risco de desmoronamento da Rio-Santos preocupa moradores

Moradores da Costa Sul de São Sebastião estão preocupados com trecho da Rodovia Rio-Santos (SP-55), entre Boiçucanga e Cambury. Eles temem pelo desmoronamento da pista que a cada dia tem cedido um pouco.

A tubulação na altura do Km 164 já é aparente e há desnível no asfalto, tornando a estrada, que é a única via de acesso da Costa Sul para o Centro de São Sebastião, bastante perigosa.

Mesmo sem chuva, moradores relatam que na tarde desta quinta-feira (28) houve deslizamento de terra, motivado pelo movimento de carros na estrada.

A analista ambiental Georgeta Gonçalves relata que há mais de 10 dias a comunidade tem apontado o problema, mas até o momento sem solução.

A presidetne do Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul, Ana Reis, também vê a situação com preocupação. “Com certeza, a situação requer atenção diferenciada, pois trata-se de uma rodovia e nosso único acesso ao Centro e a órgãos emergenciais na Costa Sul, principalmente em véspera de feriado prolongado como o carnaval e com previsão de chuvas contínuas”.

Segundo ela, desde ontem estão em contato com o engenheiro Fernando do DER,  passando fotos e links de postagens da comunidade e solicitando atenção e urgência no atendimento.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, disse que o órgão tem monitorado a área e está em contato com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER). Segundo ele, essa é uma situação preocupante. “Já notificamos o DER por duas vezes, o prefeito (Felipe Augusto) está em contato para intervenções imediatas”.

De acordo com a prefeitura, o local sofre com deslizamentos constantes devido a ação do tempo e instabilidade climática. Os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras estiveram no local com os agentes da Defesa Civil e a equipe do DER deve vistoriar a área até nesta sexta-feira (1°).

Em nota, o DER informou que será instalada no local, emergencialmente, uma lona até que se estude uma intervenção adequada.

Galeria de Fotos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *