Porto de São Sebastião tem simulado de emergência

A Companhia Docas de São Sebastião realizará nesta quinta-feira (21), das 9h às 13h, o 6º Exercício Simulado Prático de Atendimento a Emergências no porto de São Sebastião. O objetivo do simulado é o exercício prático das ações de atendimento de acordo com as hipóteses acidentais previstas nos planos de emergência.

Além de ações de atendimento a vítimas, o exercício simulará recolhimento de produtos vazados e contenção de óleo no mar. O cenário da ocorrência será a operação de rancho (atividade que consiste no fornecimento de suprimentos a navios). O simulado prevê o rompimento de mangote do guindaste, ocasionando vazamento de óleo no piso do cais com escalonamento para o mar (estimativa de aproximadamente 1 m³). Em decorrência do rompimento, uma bombona (reservatório plástico) cairá no chão, fazendo com que o produto químico armazenado em seu interior atinja um trabalhador envolvido na operação.

O simulado prevê também a movimentação de embarcações e uso de barreiras de contenção nas imediações do porto, na área de atracação e no canal de São Sebastião. O exercício contemplará procedimentos adotados pela Companhia, considerando as ações de contenção e recolhimento de óleo, proteção das áreas sensíveis, eficácia do fluxograma de acionamento e comunicação, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência.

A Travessia São Sebastião/Ilhabela, operada pela Dersa, funcionará normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *