Jovens de Caraguá se unem para limpeza voluntária de rios e praias

Por Fernanda Veiga

Duas jovens de Caraguatatuba se uniram para promover a limpeza voluntária de rios e praias da cidade. A Lagoa Azul, um rio que deságua na praia do Capricórnio e é conhecido pela cor de suas águas, mas vem sendo alvo de poluição, foi foco da última ação. A iniciativa das estudantes já mobilizou outros moradores locais e ganhou nome: Balanço do Mar + Azul.

Ana Lu Rigatto, de 18 anos, junto com sua amiga Camila, ambas moradoras do Jardim Capricórnio, região norte da cidade, se reuniram com o grupo no último sábado (26) e fizeram uma caminhada desde a pista do Capricórnio 1 (guarita) até a Lagoa Azul.

“Fomos recolhendo o lixo encontrado na praia e no jundu, distribuindo sacolinhas biodegradáveis para as pessoas que estavam na praia e falando um pouco da importância de juntarem seus lixos”, conta Ana Lu.

A primeira ação do grupo foi em dezembro, quando uniram crianças para confeccionar placas de conscientização ambiental, que posteriormente foram colocadas na Praia do Capricórnio. A próxima ação está sendo organizada para o carnaval.

“Não somos nenhuma associação ou nada parecido, foi iniciativa própria. Divulgamos pelo bairro o dia que iria ser essa ação e alguns moradores tiveram interesse em nos ajudar. Tivemos apoio de alguns estabelecimentos aqui do bairro para dar esse pontapé inicial, o Gama Supermercados, Pizzaria Farol, Top Açai e o Kasqueiro. Foi muito bacana”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *