Escola Municipal de Maresias é alvo de vandalismo no fim de semana

Por Fernanda Veiga

Os funcionários da Escola Municipal Edileusa Brasil, localizada em Maresias, Costa Sul de São Sebastião, levaram um susto na manhã desta segunda-feira (7) quando chegaram para trabalhar. Um grupo de pessoas teria vandalizado a unidade escolar durante o final de semana.

Eles disseram que depois que as paredes da quadra ruíram, todos os finais de semana os jovens acessavam o local para usar a piscina, jogar  ping pong e brincar no playground, já que não há segurança aos finais de semana durante o dia.

A porta do almoxarifado foi arrombada, onde eram armazenados potes de tinta guache, cartolinas, folhas de sulfite, cadernos, lápis e canetas; os materiais foram espalhados e a tinta serviu para que fossem feitas pichações pelas paredes. As torneiras dos bebedouros foram incendiadas e os brinquedos do playground jogados na piscina.

A escola é equipada com 16 câmeras, mas não estariam ligadas desde a reforma ocorrida entre junho e outubro do ano passado.

“Hoje pela manhã recebemos o chefe do departamento de segurança, que irá fazer junto à Secretaria de Educação, o processo licitatório para novos equipamentos de segurança”, informou um dos funcionários que não preferiu não se identificar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) o pátio foi completamente sujo de tinta e as paredes pichadas com palavras de baixo calão. A Polícia Militar foi acionada e um Boletim de Ocorrência foi registrado.

A Seduc ainda encaminhou uma força-tarefa para auxiliar a direção da escola na limpeza do ambiente e um grupo de pais e alunos também esteve na escola para auxiliar na limpeza do local.

Já a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Segur) informou que a ronda patrimonial ocorreu, mas a ação se deu em algum momento em que a ronda vigiava outro local. Já existem informações dos possíveis suspeitos e as imagens dos circuitos de câmeras da região estão sendo solicitadas para identificar os infratores.

A Prefeitura de São Sebastião solicita para caso alguém tenha a informação de possíveis autores deste ato de vandalismo o telefone é o do Centro de Operações Integradas (COI) 153 é a ligação é anônima.

Invasão 

A Prefeitura informa também que, neste final de semana, o prédio da Casa dos Conselhos, localizado na região central, foi arrombado e furtaram equipamentos como data show, telefones, notebook e ventiladores. A Administração Municipal já está tomando todas as providências necessárias para que a Polícia Civil possa investigar o caso.

Uma perícia será feita no local e o Centro de Operações Integradas (COI) já está resgatando as imagens das câmeras do entorno para tentar identificar os suspeitos de terem cometido o crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *