Auxiliar de enfermagem de São Sebastião lança livros em Cuba

A auxiliar de enfermagem, Fernanda Lima de Oliveira, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jaraguá, participou recentemente de uma Convenção Internacional de Saúde Pública, em Cuba, e acabou lançando três livros no local.

Durante o evento, a servidora pública apresentou três trabalhos e em meio a mais de cinco mil participantes. Os projetos acabaram virando livros e já estão sendo comercializados em livrarias de Cuba.

Entre os trabalhos apresentados estão “Quem cuida de quem cuida – Um olhar do cuidador em saúde mental”; “Alterações clínicas em cabeça e pescoço causados pelo HPV” e “Obesidade Infantil e os fatores de risco no Brasil”.

“Destes três títulos, dois já foram publicados como livros e o último, relacionado com a obesidade infantil, está em desenvolvimento. Fiquei muito feliz em saber que teria esta oportunidade de transmitir mais conhecimento às pessoas com os livros publicados”, disse Fernanda.

Fernanda, que há quatro anos trabalha como auxiliar de enfermagem no PSF do Jaraguá, conta que o gosto pela literatura clínica e pelos projetos científicos surgiu durante a faculdade. “Sempre gostei de pesquisa e estimulada pelos meus professores na faculdade acabei indo por este caminho da pesquisa científica. Em resumo, gostei tanto que hoje não pretendo mais sair”, completou.

Sobre o que encontrou em Cuba, Fernanda conta que foi uma experiência muito rica. “A saúde em Cuba é algo muito bom que realmente funciona, e tudo o que aprendemos lá certamente, de alguma maneira, conseguimos trazer novas experiências para aplicarmos no nosso dia a dia”, finalizou.

O Congresso

O Cuba Salud, como é chamado, proporcionou uma ampla discussão sobre os desafios atuais e futuros na saúde pública na Ilha e pelo mundo.  A proposta do evento foi promover reflexões e intercâmbio sobre saúde da população como parte do desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *