Moradores e artistas se reúnem para fortalecer criação da nova biblioteca

Por Daniela Malara Rossi

Moradores e artistas de São Sebastião promovem um evento com diversas atividades, neste sábado (22), das 16h às 19h, para reafirmar a importância da criação da nova biblioteca da cidade, já que o local está de portas fechadas desde outubro de 2017. O grupo visa apoiar a iniciativa do novo projeto e também levantar desejos da população referentes ao espaço de leitura.

As atividades do evento “Biblioteca dos Sonhos” serão realizadas em frente à Casa da Cultura (antiga Sectur), na Rua da Praia. Haverá contação de histórias, intervenções artísticas, apresentação musical e show de palhaço durante a programação, tudo gratuito e com classificação livre.

A biblioteca central de São Sebastião acabou fechada por falta de manutenção a pedido do prefeito Felipe Augusto, que determinou a criação de um novo projeto e, agora, após mais de um ano o processo licitatório foi aberto para realização das obras. O prazo para entrega é de nove meses.

A iniciativa surgiu a partir de conversas da comunidade, funcionários da biblioteca e integrantes do Conselho de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPC-SS) durante o Fórum Setorial de Literatura e Bibliotecas e visa pensar ações e programas de incentivo a leitura, entre outros temas.

Isabel Galvaneze, artista plástica, escritora e voluntária do projeto, explica que o objetivo do evento é levantar temas e atividades que a comunidade deseja ver dentro de uma biblioteca, já que hoje em dia um espaço de leitura pode ter muitos aparatos tecnológicos que estimulem a educação e a cultura. A ideia é preparar um documento com todos esses itens e entregar aos arquitetos e outros profissionais envolvidos para que tudo seja desenvolvido de acordo com as necessidades da sociedade.

“Uma biblioteca não é apenas um prédio cheio de livros em prateleiras, existem detalhes que precisam ser contemplados no projeto, como sala de reuniões, internet livre, espaço para devolução de livros fora de horários, automação tecnológica para reserva de títulos e boa iluminação. Além de atividades como contação de histórias e oficinas de escrita. Hoje a tecnologia nos permite a criação de um espaço bem moderno e vamos levantar todas essas possibilidades e desejos junto aos jovens da cidade”, destaca Isabel.

Programação

O evento conta com atividades lúdicas (oficinas de desenhos e escrita com o tema “A Biblioteca dos Sonhos” e performances artísticas da Cia. O Castelo das Artes). As apresentações começam por volta das 16h30, com a contação de histórias com Ana Giutti, em seguida o Palhaço Surubim promete alegrar crianças e adultos.

Após o show, terá causos Caiçara com Neide Palumbo e boa música com Maria Viola e Maria Pirueta. Às 18h30 chegamos ao final da programação com uma caminhada até o local da nova biblioteca para um abraço coletivo que visa mostrar que todos os nossos sonhos podem, em breve, se tornar realidade se houver união em prol da literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *