Ilhabela confirma caso de Malária em criança de 4 anos

Uma criança de 4 anos teve diagnóstico positivo para Malária confirmado neste domingo (18). O paciente é morador do bairro do Reino.  A informação foi divulgada pela Prefeitura de Ilhabela e segundo a administração, o menino está em tratamento e passa bem.

Apesar do caso ser de uma forma menos grave da doença (Plasmodium vivax), a Secretaria de Saúde deve fazer uma varredura na região onde mora o menino para verificar se há criadouros do mosquito transmissor.

A Malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. De acordo com o Ministério da Saúde, a cura é possível, mas se a doença não for tratada desde o início, pode evoluir para forma grave e até causar a morte. No Brasil, a maioria dos casos se concentra na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os sintomas mais comuns da Malária são febre alta,  dor de cabeça, calafrios e tremores. Em casos mais graves, o paciente pode chegar a sentir náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. Não existe vacina contra a doença.

Prevenção

A melhor maneira para evitar a propagação da doença é eliminar focos de reprodução do mosquito e passar repelentes de insetos no corpo.

As autoridades recomendam ainda como formas de combate a drenagem de terrenos, pequenas obras de saneamento para eliminação de possíveis criadouros do vetor, aterro e limpeza. Entre as medidas de prevenção individual estão: uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e novamente, repelentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *