Feriado prolongado começa com 22 praias impróprias no Litoral Norte

O feriado prolongado duplo da Proclamação da República e Consciência Negra começa nesta quinta-feira (15) com 22 praias impróprias para banho no Litoral Norte, segundo classificação da Cetesb. A companhia avaliou o grau de bactérias fecais em 97 pontos da região e as com bandeiras vermelhas estão com maior risco de contaminação do banhista.

A qualidade sanitária está comprometida nas praias de Itamambuca e Itaguá, em Ubatuba e praia da Armação, Sino, Itaguaçu, Pinto, Saco da Capela, Itaquanduba e Perequê, em Ilhabela. Na cidade de São Sebastião deve-se evitar a Prainha, São Francisco, Pontal da Cruz, Porto Grande, Cigarras, Praia Deserta e Praia Preta do Norte. Já em Caraguatatuba a praia da Tabatinga, Cocanha, Prainha, Indaiá, Palmeiras, Mococa e Centro estão impróprias. Todas as praias da Costa Sul estão com bandeiras verdes.

Segundo os critérios estabelecidos na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a classificação é feita de acordo com as densidades de bactérias fecais resultantes de análises feitas em cinco semanas consecutivas. A Legislação prevê o uso de três indicadores microbiológicos de poluição fecal: coliformes termotolerantes (antigamente denominados coliformes fecais) e enterococos. Os limites de densidade dessas bactérias na água, por categoria, são utilizados para a classificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *