PM do Litoral Norte é premiada por ações a favor do meio ambiente

A Polícia Militar do Litoral Norte recebeu o “Certificado do Mérito Selo Verde”, categoria Ouro, da Organização Socioambiental Ecolmeia. O prêmio é concedido a empresas e instituições que  respeitam os ciclos naturais, preservando a natureza e que são comprometidos com a educação dos seus colaboradores internos e externos,

O 20º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), em Caraguatatuba, foi reconhecido por ações, como: educação ambiental para  força de trabalho policial; educação ambiental para a comunidade como alunos e professores; Projeto Arborização, desde 2016, com plantio de mudas nativas no interior e exterior do quartel com participação da comunidade; utilização de água de reuso, com água de chuva em cisterna; reuso da água do ar condicionado; implantação do Circuito Verde para divulgação de práticas socioambientais; compostagem; horta; laboratório de mudas; campanhas educativas de energia e água; eliminação dos copos descartáveis em apoio a campanha mares limpos da Organização das Nações Unidas (ONU); coleta seletiva; coleta e reuso do óleo de cozinha para fazer sabão; descarte sustentável de pilhas e baterias, entre outras iniciativas.

Selo Verde

Visando valorizar as empresas comprometidas ambientalmente, a Ecolmeia – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) – criou o Programa Selo Verde. A iniciativa reconhece o trabalho desenvolvido pelas organizações que buscam em suas atividades e processos produtivos a valorização humana e a sustentabilidade ambiental.

O Selo surgiu em 2008 a partir do entendimento de que trabalhar a Educação Ambiental apenas na sociedade e nas escolas não era o suficiente, conforme explica Elaine Santos, idealizadora e gestora da Ecolmeia: “No início a proposta era trabalhar educação ambiental com as pessoas, cidadãos, escolas, etc. A partir de 2008 nós entendemos que a responsabilidade também deveria ser das empresas do segundo setor. Então pensamos uma forma de comprometer a empresa para começar a trabalhar com foco na sustentabilidade e na valorização humana dos funcionários. Então nós desenvolvemos um método de avaliação com 52 itens, que são avaliados na empresa por meio de uma auditoria; todas as evidências são avaliadas com documentos, consolidadas, e, dependendo da pontuação chegamos a uma categoria, que parte de bronze até diamante. Cada categoria tem um critério. Após isso a empresa recebe o certificado que é um reconhecimento público perante a sociedade que mostra que essa empresa está comprometida com o futuro através de ações sociais e ambientais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *