Marinha emite alerta de ressaca para o fim de semana no Litoral Norte

Por Fernanda Veiga

A Marinha do Brasil emitiu, nesta quinta-feira (25), um alerta de ressaca na área entre Arraial do Cabo e Ilhabela, com possibilidade de ondas de até três metros de altura. O quadro deve seguir até domingo (28), meio-dia. Segundo a entidade, a ressaca provoca rajadas de vento muito fortes, além de mar grosso.

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestes dias e que as maiores redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, e demais equipamentos.

Ricardo dos Santos, coordenador-chefe da Defesa Civil de São Sebastião, avisa aos banhistas que evitem o mar nesses dias: “Mesmo depois da ressaca, durante alguns dias o mar apresenta muita força de maré e correntezas”, orienta. E para quem gosta de pescar em costeiras, a orientação é que evitem, pelo risco oferecido pelas ondas: “Acidentes com pescadores em costeiras são os que tem ocorrido mais no município”, alerta Santos.

O Capitão João Batista Rapaci, comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos do Litoral Norte (GBMar), enfatiza: “Água no umbigo, sinal de perigo. Evite entrar em praias que não conhece e em alerta de ressaca que o mar fica bravo, com ondas e ondulações grandes, as correntes ficam difíceis de serem detectadas, então evite nadar e andar nas costeiras”.

Em Ubatuba,  o coordenador da Defesa Civil, Guaraçay dos Santos, atenta para a presença de chuvas intensas na região norte (80 mm), entre  Picinguaba e Poruba. Nas demais cidades do Litoral Norte, o esperado é que as chuvas sejam de leve a moderadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *