Dia Mundial da Limpeza de Praias deve mobilizar 2 mil pessoas no LN

O evento acontece em mais de 150 países, com cerca de 40 milhões de voluntários, neste sábado (15)

Ação visa evitar desastres causados pelo lixo na fauna marinha (Foto: Divulgação)


Por Daniela Malara Rossi


O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day) acontece neste sábado (15) em todo o mundo simultaneamente com o objetivo de despertar a consciência ambiental através de um grande mutirão voluntário. Cerca 150 países já estão mobilizados e 40 milhões de pessoas devem participar. No Litoral Norte, a expectativa é que aproximadamente 2 mil pessoas colaborem.

Na cidade de São Sebastião, a expectativa é atrair 900 voluntários, com ações em 20 praias (Enseada, Mangue do Canto do Mar, Cigarras, São Francisco, Praia Deserta, Praia do Centro e do Tebar, Mangue do Araçá, Deodato, Barequeçaba, Guaecá, Paúba, Maresias, Boiçucanga, Cambury, Baleia, Barra do Sahy, Juquehy, Jureia e Boraceia) e dois rios (Reserva du Moulin e Outeiro). A ação está marcada para iniciar às 9h com coordenação do Instituto Terra & Mar.

No Instituto Verdescola, na Barra do Sahy, a atividade acontece nesta sexta (14), às 9h, em parceria com Instituto Conservação Costeira (ICC).

No arquipélago de Ilhabela são esperadas pelo menos 500 pessoas para a limpeza. O evento, que acontecerá em diversos pontos do município das 8h às 12h, conta com o apoio do Sea Shepherd, Parque Estadual de Ilhabela e Yacht Club. Estão previstas ações de limpeza em praias, costeiras, Estrada de Castelhanos, Comunidades Tradicionais, Canal de São Sebastião, córregos e trilhas espalhados pela cidade. 

Também haverá plantio de árvores nativas na Estrada do Camarão e no Buraco do Morcego, nos bairros Camarão e Senzala, respectivamente. Na praia do Curral, região sul da cidade, a ação tem o apoio da Mar e Vida Ecotrip.


Em Caraguatatuba as  atividades serão iniciadas às 8h com orientação a respeito de resíduos e fauna marinha. Serão distribuídos kits com coletores, luvas e água para mais de 200 pessoas que já estão inscritas. As ações vão englobar pontos de Norte a Sul do município como Porto Novo, Praia das Palmeiras, Indaiá, Centro, Camaroeiro, Martim de Sá, Mococa e Cocanha.

Em Ubatuba, a data foi antecipada e será nesta quinta-feira (13), a partir das 8h, por conta do feriado local prolongado desta sexta-feira (Paz de Iperoig). A concentração acontece no Posto de Bombeiros da Praia Grande, e tem início com uma palestra de orientações sobre cuidados com meio ambiente na praia e no mar e reciclagem de resíduos sólidos.


Além da limpeza da praia, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente farão um trabalho dirigido a proprietários de quiosques sobre responsabilidades compartilhadas no correto armazenamento e descarte de resíduos sólidos gerados pela atividade comercial na praia. A comemoração conta ainda com a participação de 70 alunos da rede municipal.

As quatro cidades devem orientar os participantes para ordenação e quantificação dos resíduos capturados. A ideia é separar, pesar e catalogar diferentes tipos de lixo para encaminhar para análise, podendo assim verificar impactos e promover campanhas assertivas.

A recomendação é que os voluntários levem um par de luvas, água para beber, lanche, protetor solar, repelente, boné ou chapéu e muita boa vontade.

Clean Up Day

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é lembrado todos os anos no mês de setembro (terceiro sábado do mês). a data foi criada pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy há 33 anos visando a educação ambiental e a conservação marinha.

A instituição, fundada em 1975, teve a ideia de estabelecer uma data que fizesse parte do calendário para que as pessoas pudessem fazer algo de concreto pelo meio ambiente e com resultados imediatos, além de ampliar a conscientização das pessoas em relação ao lixo descartado inadequadamente, a poluição que isso gera e nossos recursos hídricos, um elemento de extrema importância à vida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *