FOTO EM FOCO: Brasil Ride e XTerra

Ilhabela está se consolidando como destino de competições esportivas e a coluna desta semana vai mostrar duas delas no mesmo espaço virtual até porque, elas acontecem no mesmo lugar da ilha: a praia do Perequê. A Brasil Ride, que nos faz enrolar a língua para pronunciar “more than a race .. a stage in your life!/warm up ilhabela” e a XTerra.

Se por uma quebra temporal ou assemelhado de ficção científica, uma prova dessas do presente acontecesse há cinquenta anos em Ilhabela, surpresos ficariam os habitantes de uma Ilha muito menos populosa e mais íntegra, acreditando estar sendo invadidos por alienígenas.

Sim, seres de outros mundos, e alguns seriam, realmente, verdes. A mesma cor de muitas das modernas roupas coladas ao corpo que os participantes usam, protegendo suas cabeças com aquele capacete de ciclistas horroroso que os torna quando vistos de longe, parecidos com monstros vindos de outro planeta, como o protagonista do clássico filme Alien, o oitavo passageiro.

A quase totalidade dos inscritos é de atletas amadores que por amor ao esporte pagam para competir.

É admirável, não resta dúvida, a disposição dessa gente em gastar seu dinheiro enriquecendo os organizadores e a despender seu tempo madrugando no inverno para nadar em águas gélidas, percorrendo distâncias que minariam o pouco fôlego de nós não esportistas e que seguramente nos hospitalizariam por hipotermia. Não ficam atrás deles na sua tenacidade, os corredores e ciclistas sujeitando as suas articulações a grandes impactos ao correr em trilhas precárias, cheias de buracos, mato e lama e isso em locais empesteados de insetos vorazes que fazem da idílica Mata Atlântica das fotos turísticas um inferno.

Vemos eles retornando feito soldados sobreviventes de uma guerra renhida, todos suados, sujos, enlameados, trôpegos. Mas felizes, como se heróis fossem em exaurir suas forças exigindo de seus corpos o rendimento máximo na vitória contra a preguiça e o sedentarismo, ora eleitos como nossos odiosos inimigos.

Por Márcio Pannunzio
Quer conhecer todas as colunas Foto em Foco já
publicadas por Márcio Pannunzio no Nova Imprensa?
Clique aqui e veja o litoral pelas lentes do artista!

*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com

Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *