Embarcação afunda e provoca vazamento de óleo no sul de Ilhabela

Cerca de 150 litros de combustível acabaram no santuário ecológico da praia do Portinho

Noradores resgatam partes da lancha na praia (Foto: Nova Imprensa)


Uma embarcação particular de aproximadamente 40 pés que estava ancorada próxima a praia do Portinho, na região Sul de Ilhabela, afundou na manhã desta quinta-feira (2) e provocou vazamento de aproximadamente 150 litros de óleo diesel no local. A Defesa Civil do município e a Marinha do Brasil acompanharam o naufrágio.

No momento do acidente, a embarcação que é oriunda da cidade do Guarujá não estava tripulada. Porém o acidente resultou no vazamento de combustível volátil no local, que é considerado um santuário ecológico submarino devido a presença de diversas espécies da fauna marinha.

A secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela emitiu um laudo com os efeitos do caso e autuou o proprietário da lancha em R$ 80 mil.

Na ocasião, estiveram presentes ao local do acidente, a pedido da própria pasta e também da Defesa Civil, equipes da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

A multa foi aplicada com base no artigo 1º da Lei Municipal 914/2000, segundo informou o diretor do departamento de Fiscalização Ambiental, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo Alves de Sousa.

Ainda de acordo com ele, relatório sobre o sinistro foi encaminhado pela Prefeitura à Cetesb. Já a parte investigativa, bem como a remoção da embarcação do fundo do mar, compete à Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião.

Segundo testemunhas, o cheiro de combustível ficou muito forte no local, mas a mancha de óleo que apareceu no mar se dissipou no mesmo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *