Ilhabela terá mutirão odontológico a partir desta quarta-feira (25)

Serviço acontece no estacionamento do Hospital Mário Covas, em parceria da Prefeitura com a “Odonto Truck”

Atendimento acontece até sábado (28), na Barra Velha (Foto: Divulgação)


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre 25 e 28 de julho, das 8h às 17h30, o mutirão odontológico no estacionamento do Hospital Municipal Mário Covas Júnior, em parceria com a “Odonto Truck”, do Instituto de Apoio as Políticas Públicas (IAPP). A ação visa atender a demanda espontânea do município. 

“Muitos munícipes, na maioria das vezes, não conseguem ir até o posto de saúde em horário comercial para marcar a consulta odontológica que acontece uma vez por mês em todas as UBS’s”, explicou o prefeito Márcio Tenório.

Serão prestados os serviços de atendimento clínico geral odontológico, atendimento em pediatria, restauração, extração e limpeza. “Serão três dentistas para atender até 42 pacientes/dia em horário comercial”, disse o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni.

Ilhabela conta hoje com 12 equipes de saúde bucal com dentistas e auxiliares trabalhando 40 horas semanais; cinco dentistas trabalhando 20 horas semanais (um deles na comunidade tradicional do Bonete); e mais quatro agentes de saúde bucal responsáveis pelos trabalhos de escovação supervisionada nas 6.137 crianças do município. “O trabalho nas escolas se transformou em um artigo científico publicado, foi premiado em abril no congresso do 32º CONASEMS em Rio Claro.

Além disso, a cidade conta também com o “Plantão Odontológico” em feriados e finais de semana. O serviço funciona em regime de plantão à distância 24 horas. Durante o dia, o profissional permanece na unidade e no período noturno é acionado pelo vigia, caso tenha algum paciente. Os pacientes que necessitarem do serviço devem se dirigir a UBS do Perequê ou ligar para o telefone (12) 3896-2008 e falar com o vigia, que irá acionar o profissional da escala para que a emergência seja atendida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *