Sem resposta da Prefeitura, servidores paralisam serviços nesta terça (12)

Cerca de 200 funcionários participam da manifestação por reajuste salarial; 3 mil trabalhadores estão em Estado de Greve desde abril

Manifestantes seguem no Paço Municipal (Foto: Sindserv)


Por Daniela Malara Rossi

Após diversas tratativas e sem respostas por parte da Prefeitura de São Sebastião em relação ao aumento salarial, cerca de 200 servidores públicos de diversas áreas cruzaram os braços, nesta terça-feira (12). A categoria se reuniu em frente a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) e seguiu para o Paço Municipal, onde realizam reuniões para definir se a paralisação vai continuar.

Os funcionários públicos pedem 20,5% de aumento nos salários e reajuste dos vales alimentação e refeição. O prefeito da cidade, Felipe Augusto, esteve reunido com a categoria no início de maio, quando pediu mais prazo para fazer cálculos de impacto orçamentário e apresentar uma contraproposta, mas a administração não voltou a se manifestar sobre o assunto até o momento. 

Três mil trabalhadores de São Sebastião estão em Estado de Greve desde o dia 18 de abril. A data base para reajuste salarial, segundo a Lei Municipal Complementar 146/ 2011, é o mês de maio.

Pauta de Reivindicações

De acordo com o Sindserv, o índice de reajuste salarial se refere a 3,5% (índice inflacionário de acordo com a reposição do funcionalismo público estadual este ano), mais 5% (reposição das perdas salariais de 20% escalonadas em quatro anos em 2017), 2,5% (antecipação da metade das perdas que seriam pagas em ano eleitoral) e 9,5% de ganho real.

Já a reivindicação dos vales seguem índices de instituições como o do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no caso da Alimentação, onde cobram o reajuste de R$ 137,33, e da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), para aumento de R$ 12,48 no valor da Refeição.

A categoria também pleiteia que o reajuste do Vale Alimentação seja extensivo a todos os trabalhadores e do Vale Refeição seja estendido aos professores, aos servidores que trabalham em escala e à Fundação de Saúde Pública de São Sebastião.

Segundo o Sindserv, entre as lutas dos servidores também está o fim do assédio moral; que todos os servidores tenham Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s); uniformes e identificações adequadas; pagamento dos adicionais de insalubridade, periculosidade e risco atividade; transparência nas contas do Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores de São Sebastião (Faps), criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) e implantação dos estatutos do Magistério e da Guarda Civil Municipal (GCM), de acordo com Lei Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *