Reinauguração da estátua de Cousteau é atração de sábado em Ubatuba

Haverá, ainda, exposição de zoo marinho e soltura de tartaruga 

Jacques Costeau é homenageado com estátua (Foto: Divulgação)


O Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas), o Instituto Argonauta e o Aquário de Ubatuba, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, celebram neste sábado (9) o Dia Nacional da Mata Atlântica e os dias mundiais do Meio Ambiente e dos Oceanos. Os eventos serão da Praça da Baleia, no Itaguá, região central da cidade.

Além de exposição de zoo marinho, haverá ato de limpeza da praia e a inauguração da estátua do oceanógrafo Jacques Costeau, que ficou submersa na Praia do Leste, na Ilha Anchieta, até maio do ano passado e foi retirada para passar por um processo de limpeza e restauração.

Somente a limpeza não foi suficiente. Desta forma, o empresário Hugo Gallo, mediante solicitação à Secretaria de Turismo (Setur), encaminhou o monumento para São Paulo, onde foi parcialmente restaurado –  o objetivo é que as partes que ficaram degradadas contrastem com a restauração, mostrando a quem a contempla todo o efeito causado pelo mar.

Relembrando

Uma estátua em tamanho natural foi colocada pela Associação das Operadoras de Mergulho em 15 de novembro de 1997, como forma de homenagear o mergulhador e cientista francês, Jacques Cousteau. Na ocasião, foram reunidos mais de 200 mergulhadores na tentativa de quebra de recorde de mergulho simultâneo. Esse local acabou se tornando um atrativo, consolidando um ponto importante para a realização de mergulho.

Quem foi Jacques-Yves Cousteau

No dia 25 de junho de 1997 morria o oceanógrafo, explorador, conservacionista, documentarista e cineasta francês Jacques-Yves Cousteau. Também conhecido como Capitão Cousteau, ele foi pioneiro na luta pela conservação marinha e era um apaixonado pelos mares.


Serviço
Local: Praça da Baleia (Itaguá) 
Data: 9/6
Horário: A partir das 08h30
– Inauguração da estátua de Cousteau
–  Exposição zoo marinho
– Limpeza de praia

Local: Aquário de Ubatuba
Rua Guarani, 859 – Itaguá
Data: 9/6
Horário: A partir das 9h
– Soltura de tartaruga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *