Corrida de canoa caiçara “Seu Américo” é remarcada após greve

A tradicional competição será na Praia do Engenho D’Água com chegada na Praia de Santa Tereza

Evento foi remarcado para o dia 30 de junho (Foto: PMI/ Divulgação)


A tradicional corrida de canoa caiçara “Seu Américo” foi remarcada para o próximo dia 30 de junho por conta da paralisação dos caminhoneiros. A competição terá largada às 10h, na Praia do Engenho D’Água e chegada na Praia Santa Tereza, a Prainha, em Ilhabela.

Os interessados em participar devem chegar com no mínimo uma hora de antecedência para se inscrever. Como de tradição, na categoria Masculino, a prova contará com canoas típica e canoa de regata, com 1, 2 e 3 remos, a denominada “Prova de Percurso”. Já na categoria Feminino, a disputa será com a canoa típica de dois remos no estilo “Prova de Balizamento”. Já os pequenos canoístas farão a regata de participação.

Na cerimônia de premiação, os três melhores colocados de cada categoria serão premiados com troféus. Já na categoria Infantil, os pequenos receberão medalhas de participação.

Homenagem

A prova é uma homenagem ao conhecido pescador caiçara da Praia de Santa Tereza, Américo Rafael de Souza, o Seu Américo, grande incentivador das tradições locais e em sua homenagem, a prova recebeu o seu nome.

Emocionada, a filha mais nova de seu Américo, Rosangela Rafael, falou um pouco de seu pai. “Agradeço à Prefeitura pela homenagem prestada ao meu pai. As pessoas passam por nossa vida e sempre nos deixam marcas; meu pai deixou a marca de um homem guerreiro que nunca se abalou por coisa pouca. Era um homem que lutava pela melhoria da vida dos caiçaras”, comentou. “Que essa homenagem não se resuma em um só, mas em todos aqueles que de alguma forma lutaram e lutam para que nossa cultura caiçara não morra”, frisou Rosangela.

A Corrida de Canoa Caiçara é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *