45ª Semana Internacional de Vela de Monotipos deve reunir 200 barcos

Categoria é investimento em futuros velejadores

Etapa é aberta para cerca de 20 classes (Foto: Divulgação/PMI)


Em poucos dias Ilhabela ser transformará , novamente, na Capital Nacional da Vela, um dos maiores eventos náuticos da América Latina. A 45ª Semana Internacional de Vela de Monotipos será realizada de 6 a 9 de julho.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela e da Federação de Vela do Estado, a disputa promete reunir mais de 200 barcos divididos entre as classes.

Acessível para velejadores que estejam em dia com suas classes e federação, a etapa é aberta para cerca de 20 classes; Laser Standard, Laser Radial Feminino e Masculino. Laser 4.7, Finn, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Optimist, 420, Tornado, Nacrs 20, Dingue, Open Bic, A- Class, 29er, Windsurf Slalom, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Rs:X e Kitsurf. 

“É com muita alegria que realizamos este evento. As classes de monotipos são uma grande oportunidade para velejadores iniciantes, como os nossos alunos das escolhinhas de vela. Ilhabela é o único município, do Brasil, a possuir uma escola municipal de vela”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Os interessados em participar – associados na Federação de Vela do Estado –, podem adiantar sua inscrição pelo aplicativo APVela. E para os velejadores da classe Optimist, além da inscrição no aplicativo, serão exigidos alguns documentos como autorização dos responsáveis. 

Já os velejadores não federados, devem se inscrever no dia 6 de julho, na Escola Municipal de Vela de Ilhabela, “Lars Grael”, no bairro Saco da Capela, sede do evento, das 9h às 18h.

Os inscritos pelo aplicativo, assim como os demais, também deveram comparecer na Lars Grael no dia 6, mas para confirmar a inscrição no evento. A taxa de inscrição é uma cesta básica.

Para esta edição estão programadas sete regatas para todas as classes, regidas pelas regras da regata a vela (RRV) 2017/2020.  Com isso, a classificação/pontuação das categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Feminino será apurada a partir da classificação geral.  Os três primeiros colocados de cada classe serão premiados, exceto na Classe Optimist, que contará com premiação específica.

O secretário da pasta, José Roberto de Jesus, falou da expectativa para o evento. “Os monotipos representam as classes de iniciação da vela, por isso a importância de investir nestes pequenos, pois são a nossa nova geração de velejadores. São eles que continuarão a fomentar o município como Capital Nacional da Vela”, disse o secretário.  

“Estou mesmo muito ansioso, até porque, paralela à toda essa programação esportiva (contando com classes desde a iniciação no esporte), a competição contará com recursos tecnológicos responsáveis por aproximar a prova da população e turistas que passam pela cidade”, destacou o secretário. 

Ainda conforme ele, a partir do dia 6, o Centro Histórico da cidade receberá o Race Vilage, um espaço a ser agitado por uma vasta programação ao longo de todo o mês e que promete reunir milhares de pessoas no município. “Isso tudo, graças à integração entre as Secretarias de Cultura e Turismo e de Esporte”.

Programação esportiva
Dia 6 (Sexta-feira)
Das 9h às 18h | Confirmação de inscrição
Dia 7 (Sábado)
Das 9h às 10h30 | Confirmação de inscrição
Às 11h |Abertura Oficial
Às 13h | Regatas
Dia 8 (Domingo)
Às 12h | Regatas
Dia 9 (Segunda-feira)
Às 12h |Regatas
Às 17h | Premiação e confraternização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *