FOTO EM FOCO: Trem da Viração

0
107
- Publicidade -

Ponto alto na programação musical da Semana da Cultura Caiçara foi o show do Trem da Viração na Vila, nesta sexta-feira (18/5). O vocalista do grupo, Deo Lopes, morou dois anos na Ilha e compôs várias canções tendo Ilhabela como protagonista.

O Trem da Viração toca música regional de raiz e de cativante beleza. É uma pena que esse grupo e também grupos similares, não marque presença mais constante no calendário de apresentações musicais em Ilhabela.

Não se sabe como são selecionados os shows bancados pelo município. Existem muitos shows milionários, cobrando cachês altíssimos de artistas em evidência no circuito das celebridades da hora. Contudo, grande parte deles, é absolutamente indigente sob qualquer análise de qualidade. São populares e embora atraiam público, muito pouco engrandecem a sensibilidade ou a cultura de quem os assiste. Podem ser considerados ao pé da letra, o circo do “pão e circo” da política mal intencionada que deseja manter as massas anestesiadas e dóceis.

O dinheiro pago a essa gente, dinheiro que é da população de Ilhabela, poderia financiar uma enormidade de shows de artistas realmente talentosos e virtuosos, que buscam não o sucesso a qualquer preço, mas o exercício honesto e consistente de sua vocação.

Seria apropriado se nessa área que envolve tanto dinheiro público houvesse transparência; que fossem claros os critérios para a escolha da programação, que essa escolha fosse feita consultando críticos musicais gabaritados, de reputação ilibada e sólido conhecimento do que de melhor é feito no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Por Márcio Pannunzio

 

- Publicidade -

Quer conhecer todas as colunas Foto em Foco já
publicadas por Márcio Pannunzio no Nova Imprensa?
*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com

 

  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.
Matéria anteriorTradicional Festa do Padroeiro Santo Antônio celebra 165 anos
Próxima matériaGreve afeta fornecimento de gasolina e bombas ficam vazias em Ilhabela
Márcio Pannunzio
Márcio Pannunzio é artista plástico, trabalhando com desenho, gravura, pintura e fotografia. Fez trinta e sete individuais, cinco delas no exterior. Participou de mais de uma centena de certames internacionais de gravura e foi premiado na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing ( Suíça ), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières ( Canadá ), na BIMPE V – The Fifth International Biennial Miniature Print Exhibition ( Canadá ), na 11ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe ( Porto Rico ), na 3rd International Biennial Racibórz 2000 Poland ( Polônia ), na The 3rd International Mini Print Cluj-Napoca ( Romênia ), no 3º Concurso Internacional de Mini Grabado “Ciudad de Ourense” ( Espanha ), na 5ª Bienal Nacional de Grabado en Relieve – 1ª Iberoamericana XYLON Argentina, na III Bienal Argentina de Gráfica Latinoamericana 2004, na 1st International Small Engraving Salon Inter-Grabado 2005 ( Uruguai ), na 2ª e na 3ª Muestra Internacional de Miniprint en Rosário ( Argentina ). No Brasil foi premiado em quarenta e cinco ocasiões, entre elas, no 10° Salão Paulista de Arte Contemporânea, no 3º Salão Victor Meirelles, no 50º Salão Paranaense, na 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, na II Bienal da Gravura, no 2º Salão SESC de Gravura, na VIII e na VII Bienal do Recôncavo, na 4ª Bienal de Gravura de Santo André, na 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino. Foi bolsista da Fundação Vitae em 2002 e premiado nos Programas de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo – ProAcs Edital de 2008, 2010 e 2011 e ProAc ICMS de 2013.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui