FOTO EM FOCO: Trem da Viração

Ponto alto na programação musical da Semana da Cultura Caiçara foi o show do Trem da Viração na Vila, nesta sexta-feira (18/5). O vocalista do grupo, Deo Lopes, morou dois anos na Ilha e compôs várias canções tendo Ilhabela como protagonista.

O Trem da Viração toca música regional de raiz e de cativante beleza. É uma pena que esse grupo e também grupos similares, não marque presença mais constante no calendário de apresentações musicais em Ilhabela.

Não se sabe como são selecionados os shows bancados pelo município. Existem muitos shows milionários, cobrando cachês altíssimos de artistas em evidência no circuito das celebridades da hora. Contudo, grande parte deles, é absolutamente indigente sob qualquer análise de qualidade. São populares e embora atraiam público, muito pouco engrandecem a sensibilidade ou a cultura de quem os assiste. Podem ser considerados ao pé da letra, o circo do “pão e circo” da política mal intencionada que deseja manter as massas anestesiadas e dóceis.

O dinheiro pago a essa gente, dinheiro que é da população de Ilhabela, poderia financiar uma enormidade de shows de artistas realmente talentosos e virtuosos, que buscam não o sucesso a qualquer preço, mas o exercício honesto e consistente de sua vocação.

Seria apropriado se nessa área que envolve tanto dinheiro público houvesse transparência; que fossem claros os critérios para a escolha da programação, que essa escolha fosse feita consultando críticos musicais gabaritados, de reputação ilibada e sólido conhecimento do que de melhor é feito no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Por Márcio Pannunzio

 

Quer conhecer todas as colunas Foto em Foco já
publicadas por Márcio Pannunzio no Nova Imprensa?
*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com

 

  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *