FOTO EM FOCO: Reabertura da Fazenda

Foi notícia esta semana no Nova Imprensa a reabertura da Fazenda Engenho D’Água para o público. Adquirida pela prefeitura de Ilhabela em 2015, ficou vários anos fechada. É um imóvel histórico, tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

Pelo tanto que custou aos cofres municipais, é injustificável que ficasse tamanho tempo interditada à população ilhabelense que é, afinal, sua real proprietária.

Sua reabertura é, pois, uma novidade bem-vinda.

Mas muito mais importante seria se a Fazenda fosse efetivamente transformada em um parque, com atividades esportivas e culturais atraindo moradores e turistas para frequentá-lo a exemplo do que acontece no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. O local é espaço histórico assim como a Fazenda e é um exemplo maravilhoso do que ela poderia vir a se tornar se houver uma gestão competente e criativa à frente da sua administração.

As fotos da coluna são do Vicentina Aranha que fervilha vida, estimulando o convívio plural e a prática da cidadania. Para quem desejar melhor conhecer esse parque encantador no centro de São José dos Campos, vale a pena visitar o link http://www.pqvicentinaaranha.org.br/o-parque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *