Campanha de vacinação contra gripe e febre amarela acontece sábado (12)

As quatro cidade do Litoral Norte vão oferecer doses da vacina contra gripe e da vacina contra febre amarela, neste sábado (12). A Campanha Nacional de 2018 começou em abril e visa prevenir à população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2), conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Diversas UBSs estarão abertas das 8h às 17h em Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. A campanha segue de segunda a sexta até 1° de junho.

No Estado de São Paulo, a expectativa é vacinar contra o vírus da gripe Influenza 10,7 milhões de paulistas, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha.

Em Caraguatatuba, além das salas de vacinas em unidades, haverá stands de vacinação no Shopping Praia Caraguá, das 10 às 17h, no Serramar Shopping, das 14 às 21h e na Praça Cândido Mota, das 8h às 17h. Até o dia 3 de maio, 55.153 pessoas foram vacinadas contra Febre Amarela, o equivalente a 61,65% do público alvo. A maior cobertura contra a Influenza, até o momento, foi registrada entre os idosos, que já atingiram um total de 55,25% de vacinados, o equivalente a 6.451 vacinados.

Já em Ubatuba, um total de 19 postos de saúde, duas escolas e uma tenda fixa no Calçadão do Centro de aplicam a vacina contra o vírus da gripe.

No arquipélago de Ilhabela todas as UBSs vão oferecer a vacina. Até o momento o município vacinou cerca de 5.800 pessoas.

Em São Sebastião a vacinação será intensificada, com a mobilização de 16 unidades de saúde que possuem sala de vacina. A meta é vacinar 15.620 pessoas até o final da campanha. Já foram imunizados 6.582, equivalente a 42,14% do público alvo.

No Litoral já estão sendo vacinando idosos, indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e crianças. A partir da quarta-feira (9) começam também a vacinar as pessoas com doenças crônicas, professores e demais trabalhadores da rede pública e privada de ensino.

Para ser imunizado, basta comparecer a um dos locais listados, levando um documento, carteirinha de vacinação e, no caso de pacientes com doenças crônicas, receita de medicamentos que toma.

A vacina contra Influenza é oferecida nos mesmos horários da vacinação contra a febre amarela. Ambas as vacinas podem ser tomadas conjuntamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *