Dia do Índio é comemorado com festival na aldeia Rio Silveiras

Dia 19 de abril é celebrado o Dia do Índio e a Prefeitura de São Sebastião preparou uma programação especial para o Festival da Cultura Indígena do Rio Silveiras, que acontecerá de 19 a 22 de abril, na Aldeia do Rio Silveiras, localizada em Boracéia.

Com objetivo de aproximar os caiçaras e visitantes da cultura indígena, quem for ao evento poderá conhecer e desfrutar essa rica cultura, os costumes, a língua, a arte e culinária da tribo. Para participar do evento, pede-se a contribuição espontânea da população com 1kg de alimento não perecível.

Às 9h, a programação será aberta com a apresentação do canto e dança da aldeia. Em seguida, às 10h, os índios farão a tradicional apresentação de dança do xondaro; na sequência, haverá também apresentações com arco e flecha, cabo de guerra e luta corporal. Ao meio dia, será preparado o almoço com a culinária tradicional indígena, e no período da tarde, acontecerá a apresentação dos grupos Porteira, Cachoeira, Rio Pequeno e Silveira e muito mais.

“Estão todos convidados para prestigiar a festa indígena guarani e conhecer a cultura de um dos povos nativos do Brasil”, disse o Cacique Adolfo Wera Mirim.

Programação

De 19 a 22 de abril

9h – Apresentação do canto e dança da Aldeia
9h30 – Apresentação – Fala da Autoridade e Liderança
10h – Dança do Xondaro
10h45 – Apresentação com Arco e Flecha
11h – Cabo de Guerra
11h30 – Luta Corporal
12h – Almoço
14h10 – Apresentação dos grupos
14h20 – Grupo Porteira
14h30 – Grupo de Cachoeira e Grupo do Rio Pequeno
14h40 – Grupo do Silveira
15h – Corrida de Tora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *