Caraguá inaugura Banco de Leite Humano para bebês da UTI

O Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba será inaugurado nesta terça-feira (17/04) junto às comemorações do aniversário da cidade. O objetivo principal da unidade é fornecer leite pasteurizado aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e às mães com dificuldade no aleitamento por alguma contraindicação – como, por exemplo, mães portadoras do HIV ou hepatite.

O banco será inaugurado pela Prefeitura de Caraguatatuba dentro do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no 1ª andar, junto às dependências do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e tem capacidade de armazenar 60 litros de leite por mês.

O fornecimento de leite para bebês recém-nascidos da Casa de Acolhimento também será outra prioridade. Todas as solicitações de mães com dificuldade para amamentar serão avaliadas pela unidade mediante prescrição médica, após orientação sobre a forma correta de amamentação.

Doações

As mulheres em período lactacional (nutrizes), interessadas em doar leite materno, poderão entrar em contato diretamente com o Ceami e BLH para agendar entrevista. Logo após contato, as candidatas à doação passarão por triagem para garantir a segurança da saúde da criança.

Segundo a enfermeira coordenadora do Ceami, Ana Cláudia Tripac, todo processo de doação será protocolado pela Rede de Banco de Leite Humano, Instituto Fernandes Figueira (IFF) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Após análise e aprovação, a mãe doadora receberá frascos esterilizados para armazenamento do leite e informações sobre a devida forma de coleta.

Serviço

Banco de Leite Humano de Caraguatatuba
Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar
Jardim Primavera
Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *