Atleta de São Sebastião se torna primeiro homem a nadar 40 Km até Alcatrazes

O nadador de São Sebastião, Ricardo Augusto Oliveira, de 50 anos, se tornou a primeira pessoa a finalizar o trajeto de 40 quilômetros, da praia de Cambury até a Ilha de Alcatrazes. O atleta nadou por 15 horas em mar aberto saindo às 18h de segunda-feira (2/4) e concluindo às 9h de terça-feira (3/4).

Ricardo começou na maratona aquática em 2009 depois de sofrer um naufrágio nas ilhas Fiji, quando teve que nadar por mais de quatro horas para salvar outras pessoas do barco.

A aventura ao arquipélago, ficou fechado por mais de três décadas para exercícios de tiro da Marinha do Brasil, teve o apoio do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidades, e do veleiro Endurance, que acompanhou o atleta com equipe de apoio.

“Desde que cheguei a Cambury, 20 anos atrás, fiquei com muita vontade de ir até Alcatrazes, mas era proibido, então pensei em ir a nado e consegui”, disse Ricardo. “Foi um treinamento muito duro com meu treinador, o Álvaro Coleone. Foi bem difícil, travessia com lua cheia, água limpa e vários cardumes nos acompanhando. Fui picado por muitas águas vivas, fiz várias paradas, em algumas não me senti bem, com náuseas, mas faz parte, o desafio é muito grande. Quando o sol apareceu no horizonte a energia só aumentou e aquele gás final veio para completar o percurso com uma hora de antecedência. Nas horas ruins a cabeça acaba comandando e não deixando desanimar”, contou.

“Sou o único que fiz esse trecho, mas adoraria muito que outros atletas topassem e fizessem. Não é só uma das travessias mais bonitas como é também desafiadora, um grande teste para uma das maiores provas de maratona aquática do mundo que é a temida travessia do Canal da Mancha, que liga Inglaterra e França. Meu objetivo com essa travessia foi não só desafiar meu corpo, mas também divulgar que é possível e buscando fomentar também o turismo na região que é umas das mais belas do país. Alcatrazes é deslumbrante e muito rico em fauna marinha”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *