Mais de 10 famílias caiçaras se organizam para lutar por direitos

Movimento organizado de São Sebastiao quer lutar pela preservação e valorização da cultura local

0
210
Conservação da ttradição caiçara é foco do movimento (Foto: Kleber Luz)

Para lutar pela preservação e fortalecimento da Cultura Tradicional foi fundado, no último sábado (24/2), o Movimento Social Organizado Coletivo Caiçara de São Sebastião. A reunião que oficializou a formação do grupo ocorreu na Casa da Agricultura, no Centro da cidade, e reuniu membros de mais de 10 famílias ligadas às raízes culturais do município.

- Publicidade -

No sábado, também foram eleitos os coordenadores regionais, sendo Eduardo Camilo Terra dos Santos titular na Costa Norte (Enseada ao Portal do Olaria), Antônio Sergio Fernandes na Costa Sul I (Barequeçaba a Maresias), Sabrina Moraes Pereira na Costa Sul II (Boiçucanga a Boracéia) e Henrique César dos Santos Cardim na área Central (Pontal da Cruz a Cabelo Gordo), e os respectivos suplentes, Vanessa Stropp Borba, Lindomar dos Santos (Nicinho), Ricardo dos Santos Braz e Isaneide Sales dos Santos (Neide).

Segundo os coordenadores, qualquer pessoa que se propuser a lutar pelos direitos e valorização da Cultura Caiçara pode integrar o Coletivo mediante aprovação dos membros em reunião. “É um marco para a história da nossa cidade e com certeza queremos cada vez mais caiçaras aumentando e fortalecendo esta rede”, destacou Camilo.

Os coordenadores complementam que mesmo com o passar dos anos, as famílias caiçaras ainda enfrentam muitas dificuldades para continuar a viver nas terras de origem e se manter das atividades tradicionais. “O modo de vida e nossos saberes precisam ser preservados e cada vez mais valorizados”, completa.

Dentre os objetivos do coletivo estão também o fomento e a difusão da Cultura Tradicional Caiçara; a defesa, retomada, ampliação e regularização fundiária dos territórios tradicionais; a divulgação das práticas, saberes, fazeres, do patrimônio material, imaterial, modos e costumes.

A próxima reunião do Coletivo Caiçaras de São Sebastião será no dia 19 de abril, às 19h, na Costa Sul, em local ainda a ser definido. Quem quiser mais informações pode acessar a página Facebook.com/ColetivoCaicaraSaoSebastiao ou pelo e-mail coletivocaicarass@gmail.com.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui