Litoral Norte prepara programação diversa para Dia Internacional da Mulher

As cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela e Ubatuba prepararam vasta programação gratuita para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. O cronograma conta com atividades esportivas, culturais, shows musicais e ações de saúde para a mulher.

Em São Sebastião a programação acontece durante todo o mês de março, com ações de diversas secretarias, além da tradicional Caminhada das Mulheres. Já nos dias 8 e 10 será montada uma tenda, na Rua da Praia, com atividades de saúde, como palestras, pedidos de exames preventivos e mamografias, testes de glicemia capilar, entre outras atividades. Haverá, ainda, diversas ações de saúde, beleza, dança, música na praça, aulas de yoga, aeroboxe, entre outras. Além de café da manhã especial e distribuição de brindes.

Na cidade de Caraguatatuba, a celebração acontece no sábado (10), com Treinão, Corrida e Caminhada da Mulher na Praça da Cultura, a partir das 17h. O encontro conta também aula de Defesa Pessoal; exposição e orientação sobre a Saúde da Mulher, aferição de pressão arterial e orientações sobre o câncer de mama.

Para as atividades esportivas, a organização informa que apenas as primeiras 500 inscrições serão contempladas com os kits, contendo sacola, camiseta, squeese e medalha de participação. As interessadas podem se increver na Secretaria de Esportes,mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, até esta quinta-feira (8), das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Já em Ilhabela, as comemorações terão início na quarta-feira (7), com atividades especiais da Academia da Saúde da Vila e, na quinta-feira (8) às 7h, acontece a abertura oficial do evento. Serão diversas ações em todas as UBS’s, atividades esportivas e shows musicais na arena que será montada na Praia do Perequê, sempre a partir das 20h. As atrações principais são: Gustavo Mioto (dia 8); Flávio Venturini (dia 9) e Day e Lara (dia 10).

No sábado (10), o destaque é para a Corrida e Caminhada “Só para Mulheres”, às 8h30, também na Praia do Perequê, com percurso de 5km. As inscrições devem ser realizadas até quarta-feira (7) e as 200 primeiras corredoras receberão kits mediante o comprovante de inscrição e 1kg de alimento.

Em Ubatuba, a data será marcada por atividades de saúde realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de toda a cidade. No posto do Itaguá, a atividade “Mulheres do século XXI” começa às 8h. Já no Perequê-Açu, entre as 8h30 e 10h30, a programação inclui palestra, dinâmicas, alongamento e orientações em saúde com rastreamento de câncer de boca, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, entre outras ações. Na unidade Puruba, há encontro do grupo de gestantes e puérperas às 9h. “Manhã de Beleza” também é o tema da ação realizada pela equipe da unidade do Jardim Carolina, que começa às 9h30. No Rio Escuro, o dia abre com um café da manhã às 9h, que será um momento a mais de orientações sobre ações de saúde como mamografia, exames preventivos, infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e vacinação. Já no posto Umuarama, a programação acontece até 12h com palestra sobre autoestima feminina, oficina de beleza e confraternização.

A programação completa dos eventos pode ser vista no site oficial das prefeituras de cada cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *