Fundacc abre inscrições para Incubadora de Projetos Culturais em Caraguatatuba

A Fundacc – Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba está com inscrições abertas para a “Incubadora de Projetos Culturais – Formatação e Acompanhamento”. O mediador será o artista e produtor cultural Luciano Draetta, fundador do núcleo artístico Circo Navegador.

Ao todo, o curso conta com 144 horas/aula, sendo 72 horas presenciais, ao longo de seis meses. As aulas presenciais serão às sextas-feiras, das 19h às 20h30, no Auditório Maristela na sede da Fundacc a partir de 6 de abril  e vão até 14 de setembro . O curso é gratuito e dispõe de 30 vagas para os interessados que devem se inscrever até o dia 28/3 por meio do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5y1ekk7FxU5XYpGLhTco3_nezyIx-lVRMCOFVR6UUH5XVaw/viewform

A partir do diagnóstico da carência na formação de produtores culturais no Litoral Norte, a Incubadora se propõe a atender essa demanda e disponibilizar conhecimentos teórico e prático para os artistas e produtores adquirirem autonomia na captação de recursos. Essa iniciativa tem a função de capacitar profissionais e qualificar artistas e empreendedores culturais para a tomada de conhecimento das ferramentas de financiamento de projetos culturais, público e privado em âmbito municipal, estadual e federal.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca que essa iniciativa é uma ferramenta estratégica da Fundacc que dinamiza o setor artístico e cultural e traz significativo impacto para o desenvolvimento sociocultural da cidade, a médio e longo prazo, ampliando às possibilidades de desenvolvimento do setor criativo que abastece os mercados cultural, educacional e turístico, “além de repercutir positivamente nas ações sociais, reforçar as redes de atenção social em áreas de vulnerabilidade e reafirmar traços culturais da identidade da população”.

O curso oferecerá certificado aos alunos que participarem de, no mínimo, 75% das aulas. Podem participar artistas, produtores, comunidades tradicionais, administradores, universitários, empreendedores, gestores de organizações da sociedade civil e munícipes em geral.

No curso serão abordados temas como: Análise do cenário de financiamento para cultura no Brasil; Políticas públicas e programas de incentivo a cultura; Adequação da realidade local às linhas de financiamento para cultura; Análise histórica das linhas de financiamento para Cultura; Dimensionamento de recursos de materiais e humanos e Administração de projetos.

O mediador do curso, Luciano Draetta, fundador do núcleo artístico Circo Navegador, já somou R$ 1,5 milhão em captação de recursos por prêmios e editais e aproximadamente 70% desses recursos foram empregados no Litoral Norte. Ele ainda recebeu o título de “Mestre da Cultura Popular”, concedido pelo edital “Leandro Gomes de Barros”, do Ministério da Cultura, em 2017.

Para mais informações acesse: www.fundacc.sp.gov.br  ou ligue para (12) 3897-5660.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *