Avaliação indica alto índice de larvas da Dengue em Ilhabela

A cidade de Ilhabela acaba de divulgar o resultado da Avaliação de Densidade Larvária, realizada em 839 imóveis e que teve como resultado o índice de 3,7, número considerado como alerta para infestação de larvas do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Segundo a Prefeitura, o levantamento será utilizado para desenvolver ações de combate às arboviroses.

Os bairros com maior número de larvas do mosquito foram: Barra Velha, Água Branca, Perequê, Itaguaçu e Bexiga. “De acordo com parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0, o resultado é considerado satisfatório; de 1,0 a 3,9, estado de alerta; e acima de 4,0, alto risco. Na avaliação realizada no ano passado, no mesmo período, obtivemos o resultado de 1,7”, explicou o secretário da pasta Marco Antônio Gênova.

De acordo com a prefeitura, o trabalho de prevenção é realizado de casa em casa, onde os agentes percorrem diariamente os imóveis, orientando os moradores e eliminando possíveis criadouros, inclusive aos sábados. Semanalmente são realizadas ações de visitas em 32 pontos estratégicos, sendo borracharias, depósitos, oficina mecânica, marinas, floricultura e galpões de materiais recicláveis. Bem como os 51 imóveis especiais localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas; a exemplo de unidades de saúde, supermercados e escolas. Porém, os imóveis residenciais são responsáveis por 85% dos criadouros do mosquito.

O levantamento é preconizado pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Ministério da Saúde, e realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira dicas para evitar o criadouro do mosquito transmissor da Dengue:

– Não jogar lixo em terrenos baldios;
– Encher de areia os pratinhos de plantas;
– Evitar plantas aquáticas;
– Não acumular entulho e lixo;
– Manter a piscina sempre tratada com cloro;
– Retirar a água acumulada da laje;
– Manter a lixeira sempre fechada;
– Guardar pneus em lugares cobertos;
– Guardar garrafas e baldes sempre virados para baixo;
– Lavar pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasilhames onde é servida água para animais domésticos;
– Manter bem tampados caixas e reservatórios de água;
– Manter a tampa do vaso sanitário abaixada;
– Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva. Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cubra-os com tapetes ou objetos;
– Substituir a bromélia por outro tipo de planta que não acumule água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *