Três em cada 100 mulheres são detectadas com câncer de mama em Caraguá

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aponta que a cada 100 mulheres, três são diagnosticadas com câncer de mama dentro dos mutirões realizados pela Prefeitura.

De acordo com o setor de Mamografia e Oncologia do município, apesar do número não ser muito alto, a gravidade destes casos é preocupante.

“As mulheres estão deixando a saúde de lado. Já vi casos que disseram estar com um nódulo, mas que isso não era algo preocupante e que em outro momento ela cuidaria disso. Isso não pode acontecer de forma alguma, quanto mais tempo você demora a iniciar o tratamento, mais agravante fica a doença”, afirmou a gerente administrativa do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Nádia Maia.

O processo de detecção do câncer de mama é simples. A munícipe deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e pedir o agendamento da mamografia. Posteriormente ela receberá o encaminhamento para o exame e se alguma alteração for detectada durante a mamografia, a paciente será encaminhada para o ultrassom e terá o diagnóstico final de um mastologista.

Mutirões

Os próximos mutirões de mamografia acontecem nos dias 9 e 16 de dezembro no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 7h às 18h. O objetivo é fazer 100 exames por mutirão. Será feito também o encaminhamento para o procedimento, no mês seguinte.

Se detectada alguma alteração no exame, a pessoa receberá encaminhamentos para ultrassom de mama e mastologista. Todo o tratamento é custeado pela Prefeitura.

Ausências

Neste ano foram feitos sete mutirões, 683 pessoas foram atendidas e outras 139 receberam os encaminhamentos. Devido vários casos de ausência no dia do exame, a Secretaria de Saúde também atendeu pessoas sem o encaminhamento, efetuando o encaixe na hora.

No último sábado (2), a Prefeitura de Caraguatatuba não atingiu a meta de realizar 100 mamografias no mutirão. Foram 88 pacientes, sendo que 71 foram agendadas e 17 mulheres foram encaixadas na hora para o procedimento.

A Secretaria de Saúde contabilizou 29 ausências na ocasião, algo que chama atenção do secretário de Saúde, Amauri Toledo. “As mulheres precisam ter a consciência que sem uma boa saúde elas não vão conseguir realizar todas as suas inúmeras tarefas diárias. Por isso os cuidados com a saúde devem ser priorizados. Procure sua UBS, não falte no exame, cuide-se”, disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *