Fórum de Cidades Digitais discute modernização dos serviços públicos

Na próxima terça-feira (5), será realizado em Ilhabela o I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista, que irá reunir prefeitos, gestores e vereadores de 30 municípios brasileiros para tratar de tecnologia no desenvolvimento. Temas como PPPs para iluminação pública, sistemas para videomonitoramento, além de inovações visando eficiência de gestão serão tratados no encontro.

O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, é gratuito para servidores públicos e visa estimular inovações nas localidades por meio do compartilhamento de experiências nas Prefeituras da região, além de soluções de mercado. As inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/ilhabela.

Os prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, apresentam as iniciativas digitais de suas localidades no encontro, que segundo o diretor da RCD, José Marinho, tem o objetivo de facilitar a implantação de projetos voltados para maior eficiência da gestão pública, facilitando o acesso da população aos serviços prestados pelas Prefeituras da região.

Um levantamento feito pela Rede Cidade Digital mostrou que a informatização das Secretarias Municipais já é uma tendência entre os municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, levando-se em consideração os planos de governo protocolados no TSE, no ano passado. Quase 70% dos prefeitos nos 39 municípios da região incluíram propostas voltadas para investir em tecnologia. Segurança pública foi a área mais lembrada (22%).

Marinho atribuiu os números à necessidade de otimizar custos e melhorar a comunicação, tanto interna quanto na forma do poder público relacionar-se com o cidadão. “Não existe mais espaço para um governo analógico. Aqueles que não incluírem a tecnologia como estratégica no planejamento estão condicionados ao fracasso. As cidades digitais e inteligentes são mais atrativas, para empresas e pessoas, e ainda resultam em ganhos financeiros. Esse é o caminho para o desenvolvimento e diversos modelos serão tratados no fórum da próxima semana em Ilhabela”, afirmou o diretor da Rede Cidade Digital.

Serviço

I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista
Ilhabela, 5 de dezembro
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *