Passeio ciclístico pelo Novembro Azul marca feriado da República na Ilha

O feriado desta quarta-feira (15), Dia da Proclamação da República, será marcado por um passeio ciclístico em prol da campanha Novembro Azul, em Ilhabela. A pedalada está marcada para as 8h, com concentração em frente ao Hospital Governador Mário Covas Júnior, na Barra Velha.

O evento é mais uma das atividades que visa conscientizar a população sobre as doenças masculinas, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O trajeto da pedalada será da Barra Velha até a Vila e da Vila até a Marina Porto, no Itaquanduba, destino final onde os participantes serão recebidos com atividades como alongamento, canoagem, aferição de pressão e teste de glicemia.

O passeio é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde (NES) e a Secretaria de Esportes.

O cronograma de atividades da campanha conta ainda com palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ações educativas nas unidades escolares da cidade, abordando assuntos como o câncer de próstata, impotência, autocuidado, tabagismo, etilismo, trabalho e adoecimento, nutrição e sedentarismo.

Câncer de Próstata

No Brasil, cerca de 60 mil novos casos da doença são registrados por ano. Em seus estágios iniciais, não costuma apresentar sintomas, mas se descoberta precocemente, as chances de cura chegam a 90%, por isso a importância de realizar o exame para a detecção anualmente. O câncer de próstata é responsável por cerca de 13 mil mortes por ano, sendo em média uma morte a cada 40 minutos.

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, por isso novembro foi definido o mês oficial do combate à doença.

Programação

14/11 – 17h – UBS Praia Grande
15/11 – 8h – Passeio Ciclístico (Saída Barra Velha)
16/11 – 8h – UBS Perequê
17/11 – 14h – UBS Vila
21/11 – 17h – UBS Barra Velha
22/11 – 17h – UBS Itaquanduba
23/11 – 8h – Praia do Perequê (Atividades esportivas)
27/11 – 17h – UBS Água Branca
28/11 – 13h – UBS Alto da Barra
29/11 – 17h – UBS Armação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *