Ubatuba completa 380 anos com programação durante todo mês de outubro

Ubatuba completa 380 anos no próximo dia 28 de outubro e o mês abre com uma programação variada que inclui atividades culturais. Exposição de fotos, festival de teatro, oficina de mídia digital e eventos de cultura afro-brasileira e caiçara marcam agenda da primeira semana.

Para iniciar as comemorações, acontece a 20ª edição da Festa Caiçara do Prumirim entre os dias 5 e 8 de outubro. O encontro é organizado pela Associação de Moradores do Bairro do Prumirim desde 1997. O evento acontece em frente ao bar do Erivan, antigo bar da Gilda, no Km 29 da rodovia Rio-Santos, a partir das 18h.

A programação da festa inclui o tradicional bingo, apresentações de fandango caiçara, forró e congada, além de contação de causos. Neste ano, a programação inclui ainda sessões de cinema.

2º Festival de Pequenos Espaços Teatrais (Fepet)

Com abertura também no dia 5 e se estendendo até o dia 14 de outubro, acontece o 2º Festival de Pequenos Espaços Teatrais (Fepet). O evento tem o objetivo de levar o teatro para a maior quantidade possível de pessoas. Para isso, conta com uma programação de 14 apresentações teatrais, desenvolvidas em espaços estrategicamente distribuídos pela cidade. Eles se localizam nos bairros do Itaguá (Espaço Consciência), Centro (Sobradão do Porto), Sesmaria (Projeto Namaskar), Ipiranguinha (Gaiato), Taquaral (Escola Municipal Simeão), Perequê-Açú (Convívio das Artes) e Perequê-Mirim (Ubatuba em Foco).
O Festival também receberá uma mesa redonda sobre teatro independente na segunda-feira, 9 de outubro. Confira a programação completa no link: http://fundart.com.br/evento/2-festival-de-pequenos-espacos-teatrais/

Exposição fotográfica “Tesouros da Mata Atlântica”

A exposição fotográfica “Tesouros da Mata Atlântica”, do fotógrafo Tadeu Fischer, será inaugurada na sexta-feira, 6 de outubro, e permanecerá em exibição até 5 de novembro no Sobradão do Porto (Praça Anchieta, 38 – Centro). A mostra traz 77 imagens em macrofotografia da biodiversidade da Mata Atlântica, com destaque para a fauna e a flora dos estados do Rio de Janeiro (18%), São Paulo (13%) e Paraná (11%). Saiba mais sobre a exposição em: http://fundart.com.br/exposicao-fotografica-tesouros-da-mata-atlantica-traz-reflexao-sobre-biodiversidade-em-ubatuba/

“Corta cabaça, espalha a semente” – Encontro de Afrobrasilidades

A cultura afro-brasileira está no centro do evento “Corta cabaça, espalha a semente” – Encontro de Afrobrasilidades, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de outubro. Além de rodas de conversa, o evento traz poesia, maracatu, capoeira de Angola, afoxé, coco e jongo. A abertura no dia 6 acontecerá no Sobradão do Porto, às 19 horas. As atividades continuam no sábado, 7, com atividades na Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos (rua Conceição, 844 – Centro), a partir das 10 horas, e no domingo, 8, também a partir das 10 horas, na sede da AMAC – Associação de Moradores e Amigos do Corcovado, que fica na Estrada Principal, s/n.

Oficina “O uso de mídias sociais na área cultural”

A semana encerra com a oficina “O uso de mídias sociais na área cultural”, que acontece no sábado, 7 de outubro, das 9h às 18h, no Sobradão do Porto. A atividade é realizada em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo e tem o apoio da Fundart. No encontro, coordenado por Silvia Bueno, serão explicados recursos e estratégias para potencializar a divulgação de eventos e produtos culturais via Facebook, WhatsApp, Twitter, YouTube, Snapchat, Instagram e outras mídias sociais, com baixo custo e excelente alcance.

A atividade é voltada para artistas, gestores, produtores e realizadores culturais e demais interessados. São 30 vagas e as inscrições devem ser feitas na sede administrativa da Fundart, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *