Parque de Caraguatatuba faz trilhas gratuitas para comemorar aniversário

Como parte das comemorações dos do aniversário de 40 anos do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) e dos 61 anos da Reserva Florestal de Caraguatatuba  (30 de agosto e 11 de setembro, respectivamente), o Núcleo Caraguatatuba do PESM realiza duas Trilhas Comemorativas: a descida da Trilha dos Tropeiros e a subida ao Mirante da Tropa.

O evento será no próximo dia 17, é gratuito, aberto ao público e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever por telefone ou email.

A concentração será a partir das 7h na sede do Parque em Caraguatatuba. Para quem não tiver veículo próprio, serão disponibilizadas duas vans, com saída para a Base Gravi, às 8h.

Segundo o gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema Neto, a ideia é aproveitar a data festiva para relembrar a importância do parque. “A história da preservação ambiental em Caraguatatuba antecede a criação do PESM. Antes desta Unidade, já tínhamos a Reserva, então são 61 anos de muitas histórias e conquistas relativas à proteção da Mata Atlântica, a valorização da história, a cultura e a educação ambiental da região”.

Os participantes devem usar calça comprida e calçado fechado (tênis ou bota). Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável e a idade mínima é de 12 anos. Levar na mochila: lanche, água, boné, toalha, traje de banho, repelente e protetor solar.

 

Cachoeira pronta para o banho

A chegada à sede administrativa após a trilha será marcada por uma cerimônia com hasteamento de bandeira e exposição de itens históricos das tropas de muares.

Trilha dos Tropeiros
A Trilha dos Tropeiros é um caminho histórico que remonta ao século XVIII. Foi utilizada, principalmente como rota comercial pelas tropas de muares, possibilitando a troca de especiarias e café, conhecido como “ouro verde”, entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.

O traçado é marcado pelas valas esculpidas pela passagem das tropas montadas em suas mulas e por trechos de calçadas e muros, construídos por escravos.  O percurso tem 8 km de extensão, partindo da Base Graví, em Natividade da Serra, até a sede administrativa em Caraguatatuba e possui nível difícil, necessitando certo preparo físico.

O Mirante da Tropa possui 1 km (ida e volta) de extensão – nivel fácil, e dele é possível contemplar quatro Unidades de Conservação (Núcleos Caraguatatuba e São Sebastião do PESM, Parque Estadual Ilhabela e APA Marinha Litoral Norte), além de toda a orla do Litoral Norte.

Serviço
A sede administrativa do PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro, Caraguatatuba-SP. O telefone para agendamentos e inscrições é (12) 3882-5999; atendimento das 8h às 17h. E-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *