Novo Inspetor Chefe da Receita Federal quer reforçar setor aduaneiro

Tomou posse, nesta semana, o novo Inspetor Chefe da Receita Federal em São Sebastião. O auditor fiscal Getúlio Rodrigues da Costa ingressou no órgão em 1995 e acumula experiência de dez anos de gestão.  Por cinco anos exerceu o cargo de delegado, à frente da Delegacia da Receita Federal em Pelotas (RS), tem experiência na área aduaneira, já que foi inspetor por cinco anos da Inspetoria da Receita Federal no Chuí (RS), onde se familiarizou com a área de vigilância e repressão.

É nessa área que Costa deve focar os esforços da Inspetoria, segundo o próprio superintendente da Receita Federal do Brasil na 8ª Região, o auditor fiscal José Guilherme Antunes Vasconcelos. Ele antecipou a intenção da 8ª RF realizar diversas operações conjuntas entre delegacias, inspetorias e agências, ressaltando a aproximação entre a Inspetoria de São Sebastião e a Alfândega de Santos, pela vocação aduaneira das unidades.

Este fato também foi lembrado pelo delegado da Receita Federal do Brasil em São José dos Campos, auditor fiscal Rogério Hino, delegacia jurisdicionante da Inspetoria de São Sebastião. Por sua vez, o novo Inspetor destacou a motivação de retornar à área aduaneira, frisando a relevância de uma atuação integrada com os demais órgãos federais.

Nascido no Rio Grande do Sul, casado e pai de três filhos, Getúlio Costa é formado em administração de empresas e destaca sua preocupação em uma atuação integrada com os demais órgãos federais.

A cerimônia de posse contou com a presença de representantes locais do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil, Anvisa e INSS, além da cúpula da Receita Federal no Estado de São Paulo e de titulares de unidades próximas como a chefe da Divisão de Controle Aduaneiro, auditora fiscal Sandra Ivete e o Inspetor da Receita Federal do Brasil em Santos, auditor fiscal Cleiton Simões.

A Inspetoria da Receita Federal em São Sebastião jurisdiciona os tributos sobre o comércio exterior nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, sendo responsável pela fiscalização e controle aduaneiro do Porto de São Sebastião, Companhia Nacional de Armazéns Alfandegados (Cnaga) e Terminal Almirante Barroso  (Tebar), que responde por cerca de 50% do petróleo importado no Brasil. Nela também são realizadas atividades de atendimento ao público, arrecadação e cobrança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *