Museu procura objetos antigos do Grupo Escolar Adaly Coelho Passos para Mostra

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – solicita aos antigos alunos, professores ou familiares do Grupo Escolar Adaly Passos Coelho a possibilidade de doação de objetos que ainda tenham da escola para que possa ser feita uma exposição.

Carteiras, tinteiros, uniformes, cadernetas escolares, qualquer coisa que lembre a escola pode ser deixada no MACC que será feito o inventário e aqueles que quiserem o material de volta após esse período poderão recebê-los ou então ficar em doação para o museu.

A exposição “Grupo Escolar Adaly Coelho Passos – Educação, História e Reverência” faz parte da programação da 11ª Primavera de Museus e atende convocação do Governo Federal através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que este ano trabalha o tema “Museus e suas memórias”.

“Todo material que chegar até nós será catalogado e esperamos fazer uma exposição para ficar na memória não só dos visitantes, mas também dos alunos e professores que passaram por esse colégio que foi um marco em Caraguatatuba”, disse Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, responsável pelo Macc.

O diretor do Museu, Alexandre Palaiologos, explicou que, inicialmente seria uma semana de exposição, mas devido à importância do Grupo Escolar, a mostra ficará aberta à visitação por 30 dias.

Ainda conforme ele, durante a exposição serão apresentados ao público fotos, documentos e objetos materiais que mostram o desenvolvimento da Escola/Museu em seus 84 anos de fundação.

Início

O Grupo Escolar de Caraguatatuba foi criado por decreto em 11 de abril 1933 e instalado no dia 25 do mesmo mês com quatro classes. Adaly Coelho Passos foi nomeada a primeira professora da unidade. Oito anos depois o grupo passou a funcionar em prédio próprio, onde hoje é o MACC.

Nas comemorações do Centenário de Emancipação Político Administrativa de Caraguatatuba, em 20 de abril de 1957, o Grupo Escolar já tinha 13 classes funcionando em dois períodos, com 539 alunos matriculados.

O Grupo Escolar passou a ser denominada E.E.P.G. Profª Adaly Coelho Passos em 1972, em homenagem a sua primeira professora, sendo que em 1998 se tornou Escola Municipal de Ensino Fundamental. Um ano depois a escola foi desativada e os alunos transferidos para novas unidades escolares.

Entre os anos de 2000 e 2001, o prédio foi adaptado para abrigar o Polo Cultural Adaly Coelho Passos, inaugurado em junho de 2002, e onde hoje funciona o MACC, à rua Altino Arantes, S/N, no Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *