Comunidade da Serraria celebra tradicional festa do Senhor Bom Jesus

Em meio à natureza preservada, a comunidade tradicional caiçara da Praia da Serraria, em Ilhabela, realiza a festa em louvor a Senhor Bom Jesus, neste sábado (5). A tradicional celebração ao padroeiro da comunidade remonta há quase 300 anos e conta com rituais religiosos, a ucharia (almoço coletivo) e também a tradicional fogueira e o baile musical.

Este ano, a programação tem início às 11h, com a missa em louvor ao padroeiro e com os batizados das crianças da comunidade. A partir das 20h, a animação da festa fica por conta da banda Lapada Quente e do DJ Japs.

O evento tem apoio da Prefeitura de Ilhabela, que por meio da Secretaria da Cultura, financia a estrutura, o barco para transporte do padre e os shows musicais.

História

De acordo com o historiador Adriano Leite, especialista no folclore ilhabelense, essa é uma das manifestações culturais mais antigas do município.

“A festa do Bom Jesus ocorreu, pela primeira vez na praia da Serraria, por volta de 1740, denotando um profundo sentido religioso. Antigamente, os caiçaras da Praia da Serraria abriam a festividade com uma procissão onde o “feres” carrega até a praia a bandeira do Bom Jesus, juntamente com a comunidade local, onde ocorre o seu hasteamento, acompanhados por um coro evocando a oração do santo. As mulheres da companhia do Bom Jesus, denominados “capeloas”, eram responsáveis pela reza tradicional cantada, inicialmente, num latim que sofreu alterações sócio- linguística pela tradição oral, em novena”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *