Inscrições para formação em pintura de construção civil estão abertas em Ubatuba

A partir de setembro, Ubatuba vai receber o programa Via Rápida Expresso, uma iniciativa do Governo do Estado oferecida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). O objetivo é oferecer cursos de curta duração na área da construção civil (pintores) para presos do regime semi-aberto, internos em regime semi-aberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

O curso tem duração de 100 horas aula, com carga horária máxima de cinco horas diárias, distribuídas da seguinte forma: 30 horas de aulas teóricas, realizadas nas instituição escolar e 70 horas de aulas práticas, realizadas em equipamentos públicos. A previsão é que a turma, que comporta no máximo 25 alunos, conclua o curso em um mês.

Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site do Via Rápida – http://www.viarapida.sp.gov.br/ViaRapidaExpresso.aspx   e preencher o cadastro. Aqueles que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades de adaptação a novas tecnologias podem procurar a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba munidos de RG, CPF e carteira de trabalho.

Não há um prazo limite para as inscrições, pois a demanda fica registrada e, quanto maior o número de inscritos, mais o município tem chance de atrair as capacitações. A seleção será feita pelo Governo do Estado e as convocações serão feitas por meio de telegramas. Quem for contemplado, deverá comparecer à secretaria de Cidadania para efetivação da vaga. Todos os cursos serão ministrados por profissionais do Centro Paula Souza.

“A qualificação é essencial para inserção no mercado de trabalho. Estamos estabelecendo parcerias com o Governo Federal e Estadual para, ainda este ano, trazer diversos cursos em diferentes áreas para nossos munícipes”, enfatizou o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso, o Pelé.

Transferência de Renda

O Via Rápida Expresso, além de ser um programa de qualificação profissional, é uma política pública de transferência de renda. Os participantes contarão com o recebimento de bolsa auxílio mensal no valor de R$ 210,00, após a conclusão do curso de qualificação. O pagamento dessa bolsa auxílio será realizado por meio de um Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *