Comunidade do Bonete celebra fé e tradição na festa centenária de Santa Verônica

A comunidade caiçara da praia do Bonete, localizada no extremo sul de Ilhabela, celebra, neste fim de semana (7 e 8), a centenária Festa de Santa Verônica. O evento é comemorado há cerca de 200 anos entre os moradores para homenagear a padroeira da comunidade.

Desde o dia 1º até o dia 9 de julho os devotos realizam a novena com orações feitas ainda em latim, o levantamento do mastro para a Santa, queima de fogos e bingos, além do tradicional leilão na frente da igrejinha. Os show musicais também não faltam no evento e, este ano, a música fica por conta da cantora Paulinha Herus, com muito forró, na sexta e no sábado, a partir das 20h.

Outra novidade deste ano é a presença do bispo da Diocese de Caraguatatuba, que visita a comunidade pela primeira vez e vai participar do ritual, realizando a celebração da missa do sábado (8), às 11h30.

História

Santa Verônica é personagem da crucificação de Cristo, na Bíblia. Ela o teria acompanhado no calvário, usando seu véu para limpar o sangue e suor de Cristo antes da crucificação.

Por meio da tradição, devoção e das belezas naturais da praia do Bonete, a Festa de Santa Verônica atrai centenas de turistas todos os anos. Em 2016, mais de 400 visitantes prestigiaram o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *