Jornada da Cidadania traz serviços de saúde, cidadania e cultura para CDP de Caraguá

Os presos do Centro de Detenção Provisória Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira (CDP), de Caraguatatuba, participam, nesta quinta-feira (25), da 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O projeto será realizado das 9h às 16h, com um mutirão de atendimentos nas áreas da saúde, da cidadania e do judiciário, além de apresentações culturais.

No encontro, está prevista a expedição de mais de 400 documentos entre RGs, CPFs e Certidões de Nascimento para os presos provisórios. Alepm disso, pelo menos 30 presos vão participar de uma apresentação de teatro e outra de canto coral.

A montagem foi feita pela equipe da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A peça “O Reflexo do Espelho Estrangeiro e a Esperança de um Povo Brasileiro” foi desenvolvida pela professora Bruna Guimarães que há três semanas ensaia com 10 detentos. Eles farão a abertura do evento às 9h.

No dia, vai acontecer também a formatura de 30 detentos que concluíram o curso do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET). A cerimônia acontecerá no período da manhã e irá contar com beca e outras formalidades comuns à ocasião.

À tarde, o grupo “Contadores de Histórias” da Fundacc irá levar entretenimento à população carcerária por meio de histórias, lendas e causos. Dois atores irão falar sobre aspectos da vida caiçara de forma divertida e descontraída.

Alpem disso, haverá uma exposição de 35 telas (22,5 x 16,5 cm) pintadas pelos próprios reeducandos.  Ao final do evento, convidados serão presenteados com as pinturas.

De acordo com a coordenadora da Fundacc, Mara Amaral, “através de habilidades que os próprios participantes já traziam, desenvolvemos o experimento mesclado de canto, jogo de capoeira, música e interpretação”. A presidente da Fundação, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da parceria com a o CDP como forma de levar cultura e educação para os presos. “Essa é uma parceria salutar e esperamos levar muito mais cultura para essa população”.

Cronograma de atividades

9h às 16h – Confecção de RGs, CPFs e Certidão de Nascimento
9h às 16h – Apresentação dos trabalhos dos reeducandos – curso do PET

Pavilhão de Trabalho

9h – Cerimonial de Abertura
10h – Teatro – Fundacc
10h45 – Formatura dos alunos do curso de PET
13h30 – Palestra – Qual é o seu Fruto – Funap
14h30 – Workshop Fundacc

Pavilhão Escolar

9h – Palestra Caef
9h às 12h – Palestra “Apresentando projeto pinturas em telas” – Fundacc
9h às 16h – Atendimento de saúde, exames específicos como aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros
10 às 16h – Atendimento Jurídico
13h30 – Contadores de Histórias – Fundacc
14h30 – Palestra Narcóticos Anônimos
14h30 – Palestra “DST/AIDS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *