Festival Folclore em Cena reúne cultura do Brasil e do Litoral em Ubatuba

O festival Folclore em Cena começou nesta segunda-feira (17), em Ubatuba, e vai até o dia 23 de abril, reunindo diversos elementos da cultura brasileira e do Litoral Norte. O evento é gratuito e acontece na Praça de Eventos, na avenida Iperoig (Centro).

A programação do festival inclui show com corais da Aldeia Boa Vista, tenda de troca de livros, contação de histórias, palestras e diversas atrações musicais, como grupos locais e regionais além de Chambinho do Acordeon, no sábado (22). A “Tenda da Lenda”, instalada na praça de Eventos, é o espaço permanente onde acontecem a maior parte dos eventos.

A realização é do Ministério da Cultura e da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e da Seth Assessoria.

Confira a programação completa do evento no link https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/folclore-em-cena-desembarca-neste-mes-em-ubatuba/

São Sebastião

A atração do evento nesta quarta-feira (19) fica por conta da Cia. Teatral Castelo das Artes, de São Sebastião. O grupo apresenta a peça “Mitos e Lendas Caiçara”, às 9h30, na abertura do “Encontro Regional de Artistas, Produtores e Gestores de Cultura do Litoral Norte e Vale do Paraíba”.

O Castelo das Artes se apresenta nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Há mais de oito anos, o Castelo das Artes reúne lendas, mitos e causos caiçaras, como A Lenda do Amor, A Lenda do Boi que Falou, O Dia que o Santo Pecou, contos de lobisomem, de escravos, de pescador, entre outros, e monta repertórios variados para diferentes apresentações. O trabalho artístico visa mostrar a simplicidade dos modos de viver, falas e costumes, como sotaques e expressões antigas da região, que se perderam com o tempo.

Com duração de aproximadamente 50 minutos e classificação livre, a peça traz no elenco os artistas Henrique Cardim, Jessyca Biazini, Vick Araújo, André Nunes e Mário Farias e na parte técnica Fredy Campos. “São histórias que marcaram a memória do povo do litoral, passadas de pais para filhos, registradas em livros, e que não podem cair no esquecimento”, destaca Henrique. Quem quiser conhecer mais o trabalho do grupo acesse www.ocastelodasartes.com ou www.facebook.com/ocastelodasartes.

Mais atrações

Entre as atrações está o lançamento do projeto “Tekoa Jaexaa Porã – Alma Viva Guarani”. O CD encanta com as músicas tradicionais da comunidade que vive no sertão Prumirim, indígenas da aldeia Boa Vista em Ubatuba, que ocorre também na quarta-feira (19). Os dois corais, Xondaro Mirim Mborai e Nhamandu Nhemopuã, se apresentam a partir das 14h.

A noite da quinta-feira (20) será animada com o grupo Fandango Caiçara, de Ubatuba, com a Dança do Boi, além do grupo cultural O Grito de Maria e da dupla Nako e Rafael. Já na sexta (21), às 19h, será realizada a palestra “Nós Somos a Cultura”, com o Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca, da Unesp de Araraquara. Em seguida, terá apresentação do Palhaço Foka, a Congada de Bastões de São Benedito do Puruba e o encerramento fica por conta da Bateria GRESMAI do Itaguá.

No sábado (22), o Folclore em Cena traz ao público o Grupo Cencertada, o show da cantora e compositora Jordana e encerra com Chambinho do Acordeon, músico que interpretou Luiz Gonzaga no cinema, na película Gonzaga de Pai para Filho.

O evento também traz na programação: o projeto Abayomi Encantado, as contadoras Mariza Taguada, Cláudia Oliveira, o Palhaço Pilequinho – “SeuCaradeBolacha”, o Musical Festa no Lixão, a Cia Fulô com intervenções artísticas, o cineclube e a oficina de areiaografia (técnica dos “tapetes de Corpus Christi”), ministrada pelo artista plástico Elio Floriano, de Matão, interior de São Paulo.

Serviço

Festival Folclore em Cena – Etapa Ubatuba
Data: 17 a 23 de abril
Local: Praça de Eventos (Av. Iperoig)
Entrada: gratuita
Programação completa: www.fundart.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *