Estudo aponta que 15,6% dos estudantes de São Sebastião estão acima do peso

Um estudo realizado pelas secretarias de Saúde e Educação de São Sebastião aponta que em cada 100 alunos menores de cinco anos, 16 estão acima do peso. No ensino fundamental e no ensino médio, o excesso de peso foi observado em 18% e 13% dos alunos, uma média de 15,6%.O levantamento foi feito junto a 10.860 crianças e jovens de 59 escolas da rede de ensino municipal por meio do Programa Saúde na Escola.

Foi realizada uma análise de peso e estatura, a fim de verificar o perfil nutricional dos alunos e, segundo o Programa Saúde na Escola, os dados confirmam a tendência de obesidade verificada por estudos nacionais, que apontam que metade dos brasileiros está acima do peso e no caso das crianças, aproximadamente, 15% apresentam a mesma condição.

Diante dos apontamentos do estudo as nutricionistas da prefeitura planejam uma série de ações para sensibilizar a população sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Dentre as ações estão previstas a orientação nutricional de pais dos alunos, inclusão de receitas com frutas, verduras e legumes na alimentação escolar, além de campanha nas escolas e unidades de saúde para a redução do consumo de açúcar proveniente de bebidas industrializadas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e a preocupação com o excesso de peso em crianças menores de seis anos deve-se à elevada chance de a criança tornar-se um adulto obeso, além do risco de adquirir doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e dislipidemias ainda em idades precoces.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *