ONG internacional seleciona Ilhabela para projeto de turismo sustentável

Ilhabela foi selecionada pela organização de conservação da natureza, WWF-Brasil, para desenvolver o Projeto Turismo Sustentável em Destinos Costeiros. O município estava concorrendo com Paraty (RJ), e foi contemplado após processo seletivo que avaliava itens relacionados à gestão do destino, natureza e cenário, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem estar social, além de negócios e hospitalidade. O fato de Ilhabela possuir plano gestor de turismo desde 2005, revisado recentemente, que norteia o planejamento e execução de ações, e também a existência de Unidade de Conservação, foram fatores decisivos à escolha.

O projeto tem duração de aproximadamente dois anos e tem o objetivo de adequar o planejamento e as ações de turismo a padrões internacionais de sustentabilidade, maximizando aspectos relacionados à gestão e a benefícios econômicos, sociais, culturais e ambientais. A secretaria de Turismo será responsável pela implementação e será criada, ainda, uma governança incluindo os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, destacou a importância desta conquista para o arquipélago. “Dessa forma, caminhamos para alinhar o trabalho desenvolvido na cidade a padrões seguidos por destinos em todo o mundo. É necessário encarar o turismo como um negócio, de forma sustentável, para que esta atividade possa reverter benefícios à comunidade, empresários e turistas, contribuindo para promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *