Bailarinas de Caraguá participam de festival de dança na Alemanha

As dançarinas, de 16 e 17 anos, foram escolhidas entre mais de mil bailarinas de 40 países

0
98
Ysadora Dias e Samantha Delfino participaram da mostra este mês (Foto: Divulgação)

Duas bailarinas de Caraguatatuba, Ysadora Dias, 16 anos, e Samantha Delfino, 17 anos, participaram, neste mês, do Festival Tanzolymp, evento internacional realizado em Berlim, na Alemanha. As jovens foram contempladas com o curso após passarem por uma seletiva entre aproximadamente mil participantes de 40 países, realizada pela Tanzolymp Brasil, em agosto do ano passado, em São Paulo.

- Publicidade -

No festival, que tem como lema “A dança é uma língua global”, jovens bailarinos têm a oportunidade de concorrer a prêmios especiais e também a bolsas de estudo em algumas das melhores escolas de dança do mundo.

Ex-alunas das Oficinas Culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc), atualmente elas integram o Corpo de Baile da cidade. O festival conta com o apoio oficial da Prefeitura de Berlim e com a presença de alguns dos mais importantes nomes da dança.

A coordenadora de dança da Fundacc, Cristina Neves, que acompanhou as bailarinas a Berlim, destaca a importância da participação das jovens no festival como forma de crescimento. “Elas participaram de todo o processo, não ganharam, mas foram vencedoras por estar aqui”.

História

Em 2011 Ysadora Dias (nome artístico) integrou a Escola de Bailados de Caraguatatuba, participou do curso de técnica cubana Cuballet. Teve como seus principais professores Juliana Gama, Ilara Lopes, Cláudia Palma, Alex Soares. Em 2015 integrou o Corpo de Baile de Caraguatatuba, participando de oficinas ministradas pelas companhias Cisne Negro, SP Cia de Dança e Cia Domínio Público e do Projeto de Qualificação em Dança com curadoria de Ismael Ivo e Cássia Navas, recebendo orientação de Lara Pinheiro.

Samantha Delfino ingressou na Escola de Bailados de Caraguatatuba em 2009. Participou de cursos e workshops com ícones da dança, tais como: Ilara Lopes, Cláudia Palma, Alex Soares, entre outros. Percorreu mais de 10 estados brasileiros dançando, atuando e cantando em peças teatrais e musicais infantis pela produção Nova Cia. de Artes.

Corpo de Baile

O Corpo de Baile de Caraguatatuba foi criado em 2001 e em seu processo de amadurecimento técnico e artístico participou dos principais festivais de dança do país como: Joinville- Santa Catarina, CBDD – Rio de Janeiro, Passo de Arte – Indaiatuba SP, entre outros, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008 passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas.

Desenvolve o projeto “Dança nos bairros”, em que uma vez no mês, se desloca a um bairro da cidade para apresentação (pocket) em escolas, praças públicas, centros comunitários, proporcionando a comunidade um acesso livre a cultura, computando um público estimado de 4 mil pessoas durante a circulação em 2016. Desde 2004, possui a direção artística e técnica da bailarina e criadora Cristina Neves.

Em 2015 o grupo foi contemplado pelo Projeto de Qualificação em Dança da Secretaria de Estado da Cultura, sob a curadoria de Ismael Ivo e Cássia Navas e orientação artística de Lara Pinheiro, para desenvolver o processo criativo do trabalho.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui