Nutricionista indica melhores e piores alimentos para consumir no verão

A estação mais quente do ano chegou com tudo e trouxe dias de ar seco e de temperaturas altas que demandam cuidados especiais com a alimentação, principalmente para evitar desidratações e problemas relacionados à falta de líquidos no organismo.

Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, no verão nosso corpo pede alimentos mais leves devido aos seus processos biológicos, por isso, para manter a saúde, o ideal é seguir uma dieta mais balanceada. “No inverno precisamos de mais energia para manter a temperatura corporal entre 36ºC e 37 ºC. Já no verão nosso corpo gasta menos calorias, e consequentemente o consumo também deve ser baixo”, explica a nutricionista.

Outro fator importante é o aumento da circulação do sangue. “Quando comemos, o sangue se direciona ao nosso aparelho digestório, onde nutrientes são metabolizados e absorvidos. Quanto mais comemos mais sangue é direcionado, aumentando a demanda do corpo pelo sangue, o que pode causar tontura, sono e cansaço”, esclarece a consultora.

Para evitar essas sensações, a especialista recomenda uma dieta com a ingestão de frutas, legumes e verduras – de preferência crus – todos os dias, além do consumo de, no mínimo, 2 litros de água.

“Com a temperatura do corpo elevada transpiramos mais, e para evitar desidratações e repor a água e sais minerais, é fundamental manter o organismo hidratado com muita água e frutas ricas em água como melancia, melão, etc. No verão devemos optar por alimentos ricos em vitaminas e minerais que irão recarregar o corpo e dar mais energia como laranja, banana, uva e abacate, que também são ricos em potássio. Grãos como lentilha e grão de bico, que são ricos em magnésio, são ótimas opções para compor a dieta nesse período”, sugere ela.

Quais alimentos evitar

No dia a dia e, principalmente no verão, deve ser evitado a ingestão de frituras, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas, açúcar e o excesso de sal. “Bebidas alcoólicas possuem efeito diurético e contribuem para perda de sais minerais e desidratação”, finaliza Cyntia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *