Confira dicas para manter hidratação na estação mais quente do ano

Com a chegada do verão, é importante manter-se hidratado e adotar uma alimentação mais leve para ajudar o corpo a repor as energias e substâncias perdidas com a transpiração, preparar a pele para a exposição ao sol e garantir mais disposição para aproveitar as altas temperaturas da estação.
Especialistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo reforçam alguns cuidados importantes nesta época como a ingestão de dois litros de água por dia, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Muitas pessoas acreditam que ao consumir alimentos com mais líquido já estão suprindo as necessidades diárias, mas é importante que 90% desse consumo venha do ato de beber água e os 10% de frutas, vegetais e outros alimentos”, explica a nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócios (Codeagro), Milene Massaro.
Para as pessoas que realmente têm dificuldade em beber água ao longo do dia, a dica é preparar chás naturais em casa com ervas e consumi-los gelados. “Nada de substituir por refrigerantes, sucos industrializados em caixa ou em pó”, alerta a especialista.
Outra excelente opção para saciar a sede com saúde é a água de coco, rica em minerais e com alto poder de hidratação. “O melhor é consumir a água de coco natural, extraída da fruta, mas se não for possível, preferir as que não têm adição de substâncias químicas, açúcares e conservantes. Por isso, é importante ler o rótulo”, orienta.
A nutricionista indica ainda alguns alimentos que contêm maior quantidade de água e podem garantir um nível maior de hidratação. “A cenoura e a couve manteiga têm 90% de água em sua composição, além de serem ricas em vitamina A, que ajuda a ter uma pele mais bonita”, diz Milene.
O tomate cru e a melancia têm grande quantidade de licopeno e antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce e os radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Outra opção para incrementar o cardápio de Verão é o abacate, que é composto de 83% de água e pode ser utilizado tanto em receitas doces como salgadas. “A fruta tem a chamada gordura boa para o organismo, porque evita que os níveis de colesterol se elevem no sangue”, explica a nutricionista. Outras opções de alimentos com alto teor de água, vitaminas e minerais são o feijão, pepino, laranja, alface, brócolis e peixes em geral.
O cozimento a vapor é o mais indicado para essa época do ano, pois além de garantir leveza às preparações, conserva a umidade do alimento e grande parte das suas vitaminas.
“Outra alternativa para melhorar o aproveitamento das propriedades nutricionais é reutilizar a água do cozimento de vegetais nas receitas. Usar a água da cenoura cozida para preparar arroz ou a água da beterraba no feijão garante mais vitaminas nas refeições”, ensina Milene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *