Ernane nega festa da Virada do Ano e Felipe garante fogos silenciosos em São Sebastião

Medida foi anunciada no começo da noite desta sexta-feira (30/12) após declaração de atual prefeito mais cedo
Felipe e a garantia de fogos silenciosos (Fotos: Acácio Gomes/NI)

Por Mara Cirino e Acácio Gomes

Faltando poucas horas para a Virada do Ano, um imbróglio se instalou em São Sebastião: Vai ou não vai ter queima de fogos? Na quinta-feira (29/12) o prefeito eleito Felipe Augusto (PSDB) disse que sim durante coletiva com a imprensa, inclusive com a participação do atual prefeito Ernane Primazzi (PSC). 

Nesta sexta-feira (30/12), foi a vez de Ernane reunir a imprensa para dizer que não, que nada ficou acordado desde o início da transição. Já no começo da noite deste mesmo dia, Felipe bateu o martelo e garantiu que vai sim ter queima de fogos, com a novidade de serem silenciosos.

Ernane e o não pedido de fogos 
De acordo com Ernane “quando iniciamos o processo de transição, perguntamos aos integrantes da equipe do novo prefeito se queriam que realizássemos as providências para o verão nos moldes de 2015. Eles pediram apenas a estrutura (barracas, palco) e o restante informaram que estavam cuidando. Informaram ainda que não fariam a ‘Feirinha do Padroeiro’ e nem a Praça de Alimentação”. 

Ainda de acordo com ele, em nenhum momento houve pedido para contratação de queima de fogos. “O Felipe (Felipe Augusto – prefeito eleito) esteve na minha casa nesta semana e conversamos diversos assuntos, menos sobre a queima de fogos. Mesmo que tivesse pedido, não há tempo hábil para a contratação e nem poderia ser feito”. 
Conforme ele, a queima de fogos em anos anteriores era englobada num pacote do evento todo, ou seja, o Festival de Verão. “Só em queima de fogos, gasta-se R$ 150 mil para as três regiões”.

Sobre os shows de fim de ano, Ernane explicou que não pagava cachê dos artistas, pois era um pacote para exploração da festa. “Os shows eram organizados pela Rádio Gazeta. Ou seja, não teria como fazer um contrato de apenas dois ou três shows de fim de ano, pois não compensaria para a empresa. Quando eles entram na disputa, querem fechar um pacote com Festa do Padroeiro e Carnaval”.

Fogos
O prefeito Felipe Augusto informou na noite desta sexta-feira que assumiu a responsabilidade pela realização do espetáculo da queima de fogos em São Sebastião. Os eventos irão acontecer em três pontos distintos: Na Rua da Praia e no bairro do Arrastão, na região central, e em Boiçucanga, Costa sul do município. 

Por determinação do prefeito, a queima de fogos será do tipo silenciosa. “É uma novidade que traremos para São Sebastião que utiliza uma nova tecnologia bastante usada em modernos centros de entretenimento na Europa e Estados Unidos”. 

Segundo ele, essa é uma forma de manter o respeito aos animais, autistas e idosos, muito sensíveis aos estrondos dos fogos de artifício comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *