Caraguá anuncia secretariado e nomes do atual governo estão na nova equipe

Somente a secretaria de Obras e a Fundacc não tiveram os nomes anunciados
Secretários ao lado do prefeito eleito (Foto: Mara Cirino /NI)

Por Acácio Gomes

O prefeito eleito de Caraguá, José Pereira de Aguilar Júnior (PMDB), reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira (12/12) para anunciar os nomes do primeiro escalão para a gestão 2017-2020. 

Entre as novidades, a fusão das secretarias de Finanças e Administração e que agora será secretaria de Gestão Administrativa. Porém, chamou a atenção que nomes que compunham até pouco tempo a gestão de Antônio Carlos da Silva (PSDB) também vão estar na nova equipe de governo. 

Foram anunciados os seguintes nomes e cargos: Samara Bastos de Aguilar (Fundo Social de Solidariedade); Marcos Freire (Chefia de Gabinete); Juarez Pardim (Assessoria Parlamentar); Ricardo Suñer Romera Neto (Secretaria de Gestão Administrativa); Sandro Albok (Secretaria de Assuntos Jurídicos); Malu Baracat (Secretaria de Comunicação); Jonas Fontes dos Santos (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania); Ricardo de Lima Ribeiro (Secretaria de Educação); Wenceslau de Souza Neto (Secretaria de Esportes e Recreação); Carlos Cogo (Secretaria de Governo); Marcel Luís Giorgeti (Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca); Giovana Pacelli Capucho (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso); Márcio Jorge Pereira Silva (Secretaria de Planejamento); Amauri Toledo (Secretaria de Saúde); Antônio Roberti Costa (Secretaria de Planejamento); Eugênio Campos Júnior (Secretaria de Trânsito e Segurança); Cristian de Souza (Secretaria de Turismo); José Ricardo Antunha Lopes Gaspar (Secretaria de Urbanismo); e Josemar Vieira (Secretaria de Informática).

O responsável pela secretaria de Obras ainda não foi anunciado, bem como da Fundação de Arte e Cultura de Caraguá (Fundacc), cujo conselho deve apresentar uma lista com três nomes para que o prefeito escolha.

Aguilar Júnior disse que seu governo será participativo e que sua equipe trabalha incessantemente para garantia dos serviços na alta temporada.

O novo prefeito revelou, ainda, que não deve preencher neste primeiro momento os cargos de secretário adjunto, apenas em pastas chaves como Saúde e Educação. 

“Queremos uma gestão humanitária e participativa. A população será ouvida. O meu secretariado tem se reunido e vamos montar o planejamento da virada do ano e os primeiros 90 dias de governo. Nossa preocupação neste primeiro momento é a garantia de atendimentos na saúde, coleta de lixo, operação no trânsito nesta alta temporada. Conversamos com o comando da Polícia Militar para a garantia da Operação Verão, que seria até dia 6 de fevereiro, mas pedimos que se estenda até o fim do Carnaval”, disse Aguilar Júnior. Segundo ele, boa parte do segundo escalação deve ser formada por servidores públicos de carreira

Aguilar Júnior confessou também que o processo de transição tem sido complicado. “Os secretários facilitaram os trabalhos, mas o atual governante não quer informar o que temos na prefeitura, mas vamos atuar mesmo sim. Se não tivermos informações e descobrirmos algo que não está dentro da legalidade, podemos sim pedir uma auditoria”.

Outros temas

Questionado pela imprensa, Aguilar Júnior aproveitou para falar de outros assuntos referentes à sua gestão. 

Preocupado com a questão da segurança e dos índices de criminalidade que colocam Caraguá como uma das cidades mais violentas do Estado, o prefeito eleito informou que tem conversado com as polícias e já discute a implantação de um sistema de monitoramento eficaz, a Atividade Delegada (forma de pró-labore aos policiais), bem como a instituição da Guarda Civil Municipal.

Em relação à Saúde, o prefeito eleito disse que as tratativas com as irmãs da Santa Casa, bem como a organização social que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão bem encaminhadas. “Estamos montando o Plano Verão e vamos humanizar o atendimento da Saúde. A pasta será prioridade”.

Sobre a eleição da Câmara de Caraguá, Aguilar Júnior desconversou e disse que a decisão compete aos vereadores. 

Esclareceu também que tem tido boas tratativas com o Governo do Estado, mas enxerga que verbas venham mais por parte do Governo Federal, pelo fato de ser do PMDB, assim como o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório. 


“Vamos sim discutir as questões regionais, pois temos problemas em comum. Já conversei com o Márcio de Ilhabela e Sato de Ubatuba (Délcio Sato – prefeito). Só não conseguimos encontro com o Felipe (Felipe Augusto – prefeito de São Sebastião)”.


Confira o perfil de cada secretário


PRESIDENTE DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Samara Bastos de Aguilar, 36 – PMDB
Bacharel em hotelaria pelo SENAC e em pedagogia pela UNIMODULO, Samara é casada com Aguilar Junior há nove anos com quem tem duas filhas. Trabalhou no Hotel Intercontinental por 6 anos. Em 2009 prestou serviço a Petrobras na implantação da UTGCA e antes disso no Banco Santander. Hoje administra, ao lado do marido, uma loja de material de construção.


CHEFE DE GABINETE
Marcos Freire, 36  – PSD
Nascido em Caraguatatuba, licenciado em História, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Planejamento Urbano. Atuou na assessoria do gabinete do prefeito de 2005 a 2008 no governo do prefeito José Pereira de Aguilar. Desde 2009 trabalha como Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Caraguatatuba.


ASSESSORIA PARLAMENTAR
Juarez Pereira Pardim, 51 – PSDC
Nascido em Nanuque-MG, mudou-se para Caraguatatuba aos 10 anos. Casado com Marta Verônica de Melo Pardim e pai de dois filhos, Juarez Pereira Pardim Junior e Juliana de Melo Pardim. Servidor público desde 1995 na Prefeitura de São Sebastião. Foi eleito vereador em Caraguatatuba no ano de 1996, reeleito em 2000 e 2004, também foi eleito presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba no biênio de 2005 e 2006, ano que também foi candidato a Deputado Estadual. 


SECRETARIA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA
Ricardo Suñer Romera Neto, 45 – PSD
Advogado, consultor de empresas e professor universitário. Graduado em Direito pela Universidade Paulista. Pós-graduado em Direito Tributário, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão de Projetos. Curso internacional de Derechos Fundamentales y Globalización ministrado pela Universidad Complutense de Madrid. Realiza Consultoria na área financeira, planejamento tributário e contratual para empresas. Nos últimos 5 anos atuou como gerente jurídico de empresa de grande porte da região. Professor convidado para a pós-graduação no Centro Universitário Módulo nas disciplinas Contabilidade Internacional e Planejamento Tributário.


SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS
Sandro Albok, 40 – SEM PARTIDO
Brasileiro, casado, advogado, graduado na Universidade Paulista – UNIP e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Instituto Damásio de Jesus. Trabalhou na Vara do Trabalho de Caraguatatuba no período de 1999 a 2001; de 2001 a 2003 atuou na Procuradoria Fiscal do Município e desde então trabalha no Escritório de Advocacia Albok& Albok advogados, atuando nas áreas de Direito Empresarial, Administrativo, advocacia preventiva e consultiva.


SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Maria Luiza Baracat,47 – SEM PARTIDO
Malu Baracat mudou-se para Caraguá em 1985, tem uma filha e uma neta. Jornalista, exerceu a profissão desde 1990 em diversos veículos da região. Formada em Administração pelas Faculdades Módulo e Pós-Graduada em Assessoria, Gestão da Comunicação e Marketing na UINITAU. Em 1994 ocupou o cargo de Gerente de Comunicação e Marketing da Regional Skol em 2002 criou o seu próprio jornal, o Mais Mais Litoral. Também em 2002 foi apresentadora do programa de variedades Radar Litoral, veiculado na TV Band Vale, e ocupou diversos cargos na Prefeitura de São Sebastião. De 2005 a 2007 ocupou o cargo de Assessora de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba e em 2008 foi levada à Chefia de Gabinete. Em 2009 foi contratada pelas Faculdades São Sebastião e Colégio Objetivo Litoral para montar seu departamento de Comunicação. Em 2011 auxiliou na abertura do Colégio Anglo Litoral em Ubatuba e foi sua coordenadora até 2013 quando montou sua empresa de assessoria em comunicação.


SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
Jonas Fontes dos Santos,35 – PEN
Casado, com dois filhos, Jonas é Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Módulo e Pós-Graduado em Gestão Pública pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Trabalhou 8 anos no Banco Bradesco (agência Caraguá) e, posteriormente, na Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA). Em 2001 ingressou no serviço público na Prefeitura de Caraguatatuba onde ocupou os cargos de Diretor de Expansão Econômica na Contabilidade, Secretário-Adjunto da Fazenda e Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Social e Cidadania. Suplente de Vereador por dois mandatos. 


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Ricardo de Lima Ribeiro, 47 – SEM PARTIDO
Casado e pai de uma filha, Ricardo Ribeiro é natural de São Paulo e morador de Caraguatatuba desde 1999. Graduado em administração, pós-graduado em Propaganda e Marketing e Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Com experiência profissional na área de gestão e marketing adquirida como gestor em empresas como Bicicletas Caloi, Filobel Indústrias Têxteis do Brasil, Norchem – Noroeste Chemical Investment Bank, Siemens Brasil, entre outras. Foi proprietário da Roselli Projetos e Construções, empresa prestadora de serviços de arquitetura e construção civil em Caraguatatuba, entre 1999 e 2005; e proprietário da Unique Bolsas e Acessórios, comércio de artigos femininos em Caraguatatuba, entre 2009 e 2015. Professor Universitário desde 2000 e concursado desde 2010 da FATEC- Faculdade de Tecnologia de São Paulo – campus São Sebastião, assumiu a diretoria da entidade em 2014. Experiência profissional em gestão pública adquirida como secretário de Turismo de Caraguatatuba – gestão 2005 e 2008.




SECRETARIA DE ESPORTES E RECREAÇÃO
Wenceslau de Souza Neto,49 – PMB
Brasileiro, casado, pai de 4 filhos e avô de 3, Lelau é Professor da Arte Marcial de Origem Coreana Tae kwon Do – Faixa Preta 3º DAN e Professor do Ensino Médio nas disciplinas Matemática e Física. Servidor da extinta CESS/CEE atuou como Operador de Subestação, Despachante Regional, Técnico de Operação e Administrativo. Em 2007 foi Secretário Municipal de Esportes, em 2010 atuou como Assessor Parlamentar do Deputado Federal Carlinhos Almeida e em 2012 foi eleito vereador. 


SECRETARIA DE GOVERNO
Carlos Cogo, 53 – PPS
Carlos Cogo é natural de São Paulo, mas aos 16 anos veio para Caraguatatuba onde mora até hoje. Casado há 25 anos e pai de 2 filhos, foi empreendedor ainda jovem, abrindo seu primeiro escritório aos 18 anos de idade. Atualmente é empresário do ramo da construção civil, atuando em Caraguatatuba e também em diversas cidades do Estado de São Paulo e na própria capital. Em seu histórico, foi responsável pela consultoria e fiscalização do único projeto no Litoral Norte com autoria do arquiteto Oscar Niemeyer. Foi também sócio-fundador e presidente do Rotary Club Caraguatatuba Poiares. 


SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E PESCA: 
Marcel Luis Giorgeti, 29 – SEM PARTIDO
O jovem Marcel é formado em Engenheira Ambiental, com experiência profissional em vários órgãos ambientais como Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba (PESMNuCar), Prefeitura de São José dos Campos, Ciclo Ambiental Engenharia durante sua vida acadêmica. Professor no curso superior de Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente. Participou no Gerenciamento Ambiental da Obra do Contorno Norte Lotes 1 e 2, implantando as medidas e programas ambientais. 


SECRETARIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEF. E DO IDOSO: 
Giovana Pacelli Capucho, 37 – SEM PARTIDO
Formada com louvor Barachel em Direito pelo Centro Universitário Módulo – UNICUSL, Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Escola Paulista de Direito; MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental pela Escola Paulista de Direito; com extensão em Direitos da Pessoa com Deficiência pela Escola Superior da Advocacia, Extensão em Direito da Infância e Juventude pela Escola Superior da Advocacia. Ex-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da 65ª Seção OAB/SP (Caraguatatuba/SP), Giovana é atuante na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. 


SECRETARIA PLANEJAMENTO 
Marcio Jorge Pereira Silva, 42 – PDT
Funcionário Público da Prefeitura de Caraguatatuba há 23anos, cursou Tecnologia de Gestão Pública na Universidade Módulo, exerceu os cargos de diretor de DSA nos anos de 2005/2006, diretor de Material e Patrimônio no ano de 2007, presidente de Comissão de Licitação ano 2006, e secretário de Administração no exercício de 2008.


SECRETARIA DE SAÚDE: 
Amauri Toledo,49 – PPS
Nascido em Campinas, Amauri concluiu a faculdade de Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atuou como fisioterapeuta na Prefeitura de Campinas nas Casas de Idosos. Em 2001 mudou para Caraguatatuba ingressando como fisioterapeuta na Casa de Saúde Stella Maris onde permaneceu até 2013. A partir de 2010 foi alçado ao cargo de gerente de Relações Institucionais com função de Administrador Hospitalar. Em 2013, assumiu a administração da Santa Casa de Ubatuba onde permaneceu até novembro de 2016. Pós graduação em cardiorrespiratória pela Metrocamp Campinas, auditoria dos serviços de saúde, pela Unicsul, liderança pela Unitau em parceria com Rotary Internacional e MBA negócios de saúde (administração hospitalar) pela Fundação Getúlio Vargas. Quando da implantação do projeto Cealag de incentivo à revitalização dos hospitais filantrópicos no Vale do Paraíba, ocupou a coordenação regional durante dois anos. Membro de Rotary Clube de Caraguatatuba desde 2005, onde foi presidente em 2007/2008 e governador-assistente da área 01 em 2012/2013. 


SECRETARIA DE PLANEJAMENTO
Antonio Roberti  Costa, 70 – SEM PARTIDO
Advogado de formação e radialista por vocação Roberti Costa, já passou por várias administrações. Entre 1974 e 1992 esteve na Prefeitura de São José dos Campos, nos anos de 1997 a 2008 na prefeitura de Caraguá, de 2010 e 2012 foi secretário municipal em Taubaté e de 2012 a 2016 voltou para São José dos Campos onde ocupou o cargo de secretário de Regularização Fundiária. 


SECRETARIA DE TRANSITO E SEGURANÇA
Eugênio de Campos Junior, 55 – PPS
Comandante da Polícia Militar Ambiental, foi eleito 1º suplente de vereador em 2004 e 2008. chefe de Gabinete, secretário de Meio Ambiente e secretário de Trânsito e Defesa Civil nas últimas administrações. Formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, possui Mestrado em Ciências Policiais e de Segurança Pública. Assumiu a cadeira de vereador pela primeira vez em 24 de Novembro de 2015. Em abril de 2016 voltou a ocupar uma das cadeiras do Legislativo. 

SECRETARIA DE TURISMO
Cristian de Souza, 43 – PSDB
Casado há 22 anos, Cristian é pai de um casal de filhos. Natural de Caraguatatuba, pertence a uma família tradicional de pescadores e políticos. Formado em Filosofia na Universidade Católica de Santos, foi professor de Filosofia e Sociologia da rede estadual de Educação do Estado de São Paul. Trabalhou por 2 anos na Assembleia Legislativa de São Paulo e exerceu os cargos de secretário de Serviços Públicos e secretário de Turismo de Caraguatatuba na última gestão. 


SECRETARIA DE URBANISMO
José Ricardo Antunha Lopes Gaspar, 57 – SEM PARTIDO
Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP em 1972. Atuando desde então como engenheiro, principalmente no Litoral Norte e Paraty (RJ). Secretário de Turismo de 1999 a 2000; presidente da Fundacc no período de 2007 e 2008. 


SECRETARIA DE INFORMÁTICA
JOSEMAR VIEIRA, 37 – SEM PARTIDO
Caiçara, desde 1997 trabalha com informática na iniciativa privada, sendo em 2000 e 2001 na DTCS São Sebastião (Petrobras), de 2001 a 2008 no Departamento de Informática da Prefeitura de Caraguatatuba em diversas funções; de 2010 a 2011 foi Gestor de TI da Faculdade São Sebastião e Colégios Objetivo Litoral.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *