“Caiçaras: o povo do mar” é atração gratuita em São Sebastião

O espetáculo da Cia. Teatral Castelo das Artes acontece neste sábado (5/11), às 20h

Os atores se apresentam na Sectur, no Centro de SS (Foto: Castelo das Artes)



A Cia. Teatral Castelo das Artes apresenta neste sábado (5/11), às 20h, no prédio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur), no Centro, a abertura do processo de criação da peça “Caiçara: o povo do mar”. Gratuito e para todas as idades, o evento tem capacidade para 50 pessoas. Os recortes das cenas foram inspirados em pesquisas e depoimentos sobre a cultura tradicional caiçara.


A apresentação é resultado do Projeto Ademar Guerra do Programa de Qualificação em Artes, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e conta com apoio da Sectur. Com duração de aproximadamente 50 minutos, o trabalho traz no elenco Henrique Cardim, Jessyca Biazini e Juliana Raia. O projeto artístico “Caiçaras: o povo do mar” contou com orientação de Johnny Faustino, de abril a outubro deste ano, e de Maurício Perussi, que acompanhou a direção final da obra, ambos do Projeto Ademar Guerra. 


Segundo os atores, a encenação utiliza uma montagem diferente e com foco na diversidade simbólica, levando o Castelo das Artes para “navegar em mares desconhecidos”. “Focamos na construção das cenas com elementos do cotidiano do caiçara tradicional e com base em transformações históricas e sociais. Nós buscamos os modos e costumes, que estão a cada dia caindo no esquecimento, e também trazer as belezas e as dificuldades de se viver à beira mar”, explica Jessyca.
  
Após a apresentação, a Cia. Teatral Castelo das Artes organizou uma conversa com o público sobre o espetáculo. “Podemos dizer que este é o primeiro capítulo do processo de elaboração do espetáculo e é muito importante para o desenvolvimento do trabalho ouvir as impressões e contribuições da plateia. Sabemos que vamos receber caiçaras e pessoas que escolheram vir morar a beira mar, e isso constrói uma diversidade de olhares”, finaliza a atriz.

Durante o processo de pesquisa, a Cia. Teatral também contou com ajuda do Centro Cultural São Sebastião Tem Alma e do Departamento de Patrimônio Histórico (Deppat), que disponibilizaram os acervos de livros e vídeos para consulta. E para a apresentação tem o apoio de Edivaldo Nascimento que cedeu parte do acervo fotográfico.


Para reservar o ingresso, os interessados devem entrar em contato com o Castelo das Artes pelo www.facebook.com/oCasteloDasArtes, ou ligar para (12) 98232.6922, mas também pode adquirir 30 minutos antes da apresentação.

Serviço


“Caiçaras: O povo do mar”
Dia: 5 de novembro de 2016
Hora: 20h
Local: Início em frente a entrada da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur)
Endereço: Rua Sebastião Silvestre Neves (Rua da Pria), 214, Centro Histórico de São Sebastião
Mais informações: (12) 98232.6922, www.facebook.com/oCasteloDasArtes e www.oCasteloDasArtes.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *